Quem é Buba em Renascer? Veja diferenças entre a 1ª versão e a do remake

renascer buba
José Venâncio e Buba em Renascer (Globo/Divulgação)

Foi só entrar em cena em Renascer, novela das 21h da Globo, que a personagem Buba virou assunto nas redes sociais.

Interpretada pela atriz Gabriela Medeiros no remake, Buba sofreu adaptações em relação à primeira versão do folhetim, exibida em 1993. Entenda quem é Buba em Renascer e o que mudou.

Na primeira versão de Renascer, a atriz Maria Luiza Mendonça foi a responsável por dar vida à personagem. À época, o grande segredo dela era ser uma pessoa hermafrodita, ou seja que nasceu com características sexuais masculinas e femininas. No entanto, 30 anos depois, o termo é considerado pejorativo e caiu em desuso. Por tal motivo, a personagem Buba sofreu uma adaptação e tornou-se uma mulher trans.

Representatividade importa

A atriz Gabriela Medeiros declarou recentemente que a personagem é uma das mais importantes da carreira dela, já que também é uma mulher trans. A representatividade, no entanto, não fica apenas no fato de que uma personagem trans é interpretada por uma mulher trans, mas também nos diálogos da trama.

No episódio dessa quarta-feira (7) de Renascer, Buba e José Venâncio (Rodrigo Simas) tiveram uma conversa tensa. Depois de se conhecerem e se envolverem amorosamente, mesmo com o publicitário sendo casado, eles chegam a um momento mais íntimo. Antes, no entanto, Buba revela ser uma mulher trans.

É a partir de então que a personagem estabelece um diálogo marcante, tanto para o público do folhetim quanto para a comunidade trans do Brasil.

José Venâncio evita Buba após a revelação dela. Depois, ele decide chamar Buba para conversar. No diálogo, Venâncio tenta se justificar, mencionando um dia cheio, mas Buba o confronta pelas atitudes preconceituosas.

Venâncio tenta se explicar, mas Buba o acusa de ser um falso progressista, pior do que os reacionários declarados, por agir como aliado da causa LGBT enquanto perpetua o preconceito. Após a troca de palavras, Buba se retira com dignidade, recusando até mesmo a oferta de Venâncio de pagar a conta.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!