Ciência para todos: Físico mineiro cria canal no YouTube para descomplicar a astronomia

canal de youtube sobre astronomia
Observatório em município de MG já observou cometa do tamanho de um campo de futebol próximo a Terra (Sonear Observatório/Reprodução)

Está se sentindo enclausurado durante a quarentena? Que tal explorar o espaço sideral? Esta é a proposta de astrônomos amadores mineiros que criaram um canal do Youtube para divulgar um pouco dessa ciência, de forma leve e descomplicada. Engenheiro e físico, Cristóvão Jacques se juntou à esposa e à irmã para mostrar um pouco da astronomia no dia a dia.

Astrônomo amador desde 1976, Cristóvão é um dos responsáveis pelo primeiro observatório do Brasil que monitora e descobre asteroides próximos da Terra. Ele acredita que a população não saiba quanto dessa ciência está presente na vida cotidiana.

Observatório em Oliveira já descobriu asteroides e cometas não vistos pela Nasa (Sonear Observatório/Reprodução)

“A astronomia é a ciência mais antiga do homem e abrange várias áreas, como matemática, química, biologia, história e geografia. O nosso dia a dia, o calendário e a hora, tudo isso é baseado e calibrado por meio de fenômenos astronômicos”, explica.

Observatório pioneiro

O Sonear Observatório foi pioneiro na astronomia brasileira. O laboratório fica na cidade de Oliveira, município mineiro, a 160 km de Belo Horizonte. Desde a fundação, em 2014, já foram descobertos 32 asteroides e 8 cometas próximos da Terra.

“O principal foi descoberto ano passado, ele passou a 70 mil km da Terra. Isso é 20% da distância do planeta para a lua. O asteroide chamado 2019 OK tem mais ou menos o tamanho de um campo de futebol. Se tivesse caído no continente, causaria um estrago”, cita.

O observatório mineiro enxerga parte do espaço que está fora da visão até mesmo da Nasa. Segundo Cristóvão, os observatórios da agência estão concentrados no hemisfério norte e o Sonear foi o primeiro no hemisfério sul, com o intuito de procurar asteroides. Assim, detém a marca do primeiro cometa descoberto no Brasil, por brasileiros.

Sonear Observatório/Reprodução

O astrônomo acrescenta que atualmente já são quatro observatórios com esse intuito no país, alguns até inspirados pelo pioneiro de MG. “Mas, além dessa, existem várias outras atividades na astronomia. Infelizmente, nos últimos anos, cada vez tem diminuído mais a verba. Quem fundou e continua dando manutenção no observatório somos nós mesmos, com dinheiro do próprio bolso”, lamenta.

Astronomia para todos

Com os mais de 40 anos de experiência na área e acompanhado da esposa, a socióloga Alcione Caetano, e da irmã, a arquiteta Aléxia Lage, Cristóvão criou o AstroNeos. O canal do Youtube pretende trazer a astronomia para o dia a dia das pessoas.

As explicações no canal são feitas de forma simples e informal. Uma outra proposta do AstroNeos é também “traduzir” uma notícia complexa de astronomia, para que as pessoas possam entender a importância e o impacto dos acontecimentos no espaço.

O engenheiro explica que o conteúdo será bastante variado, desde a astronomia básica até assuntos avançados para quem já está no ramo. “Estamos fazendo uma série com vários astrônomos brasileiros, cada um mostrando seus observatórios”, exemplifica.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!