VÍDEO: Casal encontra câmera escondida em quarto de Airbnb e relato viraliza

casal acha câmera escondida
Mulher encontrou dispositivo apontando para a cama do casal, em Copacabana (Reprodução/@4naguimaraes/Twitter)

Um casal de Goiás, que se hospedou no Rio de Janeiro pela plataforma Airbnb, teve uma surpresa desagradável nesse domingo (13). Júlia Stoppa e a esposa, Ana Guimarães, encontraram uma câmera escondida no quarto delas.

O caso postou o flagrante da câmera escondida mirando para a cama onde as duas dormiram nas redes sociais nesse domingo (13) e levantou questões sobre privacidade e uso de imagens sem autorização. Júlia, que é tatuadora, revelou que se sentiu “pelada” com a exposição. A Polícia Civil investiga o ocorrido.

Câmera estava apontada para cama

De acordo com Júlia, o casal não foi avisado previamente sobre a câmera no local, o que é proibido por lei. Nessa terça-feira (15), ela compartilhou prints de outras pessoas que se hospedaram no mesmo apartamento e desconfiavam da existência do item.

Em imagens gravadas no momento da descoberta, ela mostra a câmera escondida em um armário, voltada para a cama do casal (assista abaixo).

“Tem uma câmera escondida no Airbnb no quarto de dormir, apontando pra cama de casal. Vou mostrar aqui o cadeado da escada pra vocês e a altura que eu tô. Ele [dono do apartamento] guardou essa escada com cadeado pra gente não subir”, diz no vídeo.

Novos relatos e desconfiança

Depois que o caso viralizou, Júlia e a esposa, Ana, receberam relatos de outros hóspedes, que já desconfiaram da existência de câmeras no local.

Segundo Júlia, o homem que alugou o apartamento pediu um reembolso de R$ 10 mil após a denúncia, alegando que o casal quebrou sua televisão e danificou o apartamento.

A tatuadora defende que o item já estava quebrado quando elas chegaram. Ela também explica que a plataforma do Airbnb já foi contatada várias vezes, mas não está contribuindo com as investigações e não havia tirado o anúncio do ar até ontem.

“Gente, graças ao compartilhamento, tá chegando muita coisa aqui, informação e muita prova contra o dono do apartamento. Muita história de gente de outros anos que se hospedaram lá e que também desconfiaram da existência de câmeras”, disse.

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a ocorrência foi registrada na 12ª DP de Copacabana e encaminhada à 13ª DP, em Ipanema. “A investigação está em andamento para esclarecer todos os fatos”, afirma nota enviada ao BHAZ (leia abaixo).

O que diz o Airbnb?

Por meio de nota ao BHAZ, o Airbnb diz que desativou o anúncio correspondente à acomodação em que a câmera escondida foi encontrada.

Segundo a plataforma, ela “trabalha constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos seus usuários”. E diz também que câmeras são permitidas nos apartamentos contanto que isso esteja divulgado na descrição do anúncio. No entanto, são proibidas em banheiros ou quartos, como foi flagrado.

“O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes”, diz o comunicado (leia abaixo na íntegra).

Denúncias se tornam frequentes

O relato de Júlia e Ana não é um caso isolado. No final de outubro, outro brasileiro encontrou uma câmera escondida no apartamento que alugou no Airbnb. Dessa forma, ele usou a deixa para alertar outras pessoas.

Mateus Bandeira publicou um vídeo no qual mostra o dispositivo escondido, acoplado em um relógio digital. Após ver uma dica no TikTok, ele jogou a luz da lanterna do celular pelo quarto e conseguiu achar a câmera.

“Esse relógio estava bem em frente à cama. Fiz uma rápida pesquisa no Google e apareceram vários sites vendendo esse tipo de relógio espião. Então, galera, tomem muito cuidado. Quando vocês forem alugar qualquer tipo de espaço, verifiquem todos os eletrônicos”, finalizou.

@mateusbandeiraoficial É assustador passar por isso! Tomem cuidado! 🚨 #cameraescondida #airbnb #cuidado #fy ♬ som original – Mateus Bandeira

Nota do Airbnb na íntegra

“Em relação ao caso mencionado, o Airbnb informa que desativou o anúncio correspondente à acomodação para reservas e suspendeu o perfil do anfitrião enquanto avalia o ocorrido.

Segurança é prioridade para o Airbnb, que trabalha constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos seus usuários. Para ajudar anfitriões e hóspedes a ficarem tranquilos, medidas de segurança como câmeras de vigilância e dispositivos de monitoramento de ruído são permitidos, desde que sejam claramente divulgados na descrição do anúncio e não infrinjam a privacidade de outra pessoa. Dispositivos de gravação nunca são permitidos em banheiros ou quartos. As regras sobre dispositivos se aplicam a todas as câmeras, dispositivos de gravação, dispositivos inteligentes e dispositivos de monitoramento.

O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes. A plataforma possui regras e Termos de Serviço e quaisquer violações estão sujeitas às medidas cabíveis, como suspensão da conta e/ou banimento na plataforma.”

Nota da Polícia Civil na íntegra

“A ocorrência foi registrada na 12ª DP (Copacabana) e encaminhada à 13ª DP (Ipanema). A investigação está em andamento para esclarecer todos os fatos.”

Edição: Pedro Rocha Franco
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!