Cliente encontra barata morta em batata frita do KFC e relato viraliza: ‘Caiu um pedaço inteiro’

barata kfc
Uma jovem conta que o tio foi surpreendido ao encontrar uma barata em meio às batatas fritas (Reprodução/@jliapenha/Twitter)

Um cliente da rede de fast-food KFC denunciou ter recebido um “brinde” nada bem-vindo em seu lanche, na tarde de ontem (28), em Porto Alegre. Em uma publicação que viralizou nas redes sociais, uma jovem relata que foi comer com o tio em uma unidade da loja, localizada no shopping Iguatemi, e que ele foi surpreendido ao encontrar uma barata em meio às batatas fritas. Procurada, a empresa afirmou que já entrou em contato com a cliente e fará auditorias para garantir a segurança dos processos na unidade (veja abaixo).

“Ele pediu um hambúrguer com fritas, na metade dele deu uma mordida e caiu um pedaço inteiro do que achou que era frango, mas ao olhar o que tinha caído viu que era uma barata inteira”, conta Júlia Penha.

No post, que soma mais de 35 mil likes, ela compartilha uma foto do inseto no meio do lanche e mensagens trocadas com o tio após o episódio. “Fiquei pensando se ela estava na salada, mas não, estava na frita. O que também é bom, porque o óleo quente a matou. Se estivesse na salada estaria viva, se mexendo. Acho que eu vomitaria”, escreveu ele.

Na sequência, ele conta ter higienizado a boca com todos os produtos possíveis, mas que, ainda assim, sente que “tem algo da barata na boca”. “A ideia de ter dado uma mordida no abdômen dela é algo asqueroso, mesmo que tenha sido na ponta”, conta.

No Twitter, internautas relembraram episódios semelhantes que aconteceram em outras unidades ao redor do mundo. Veja a repercussão:

O que diz o KFC?

Em um primeiro contato com a reportagem, a rede de fast-food afirmou que “segue rigorosamente todas as recomendações da vigilância sanitária e demais órgãos competentes” e informou que marcou, para o mesmo dia, duas auditorias – uma interna e outra independente – na unidade.

A marca também informou que se empenhava em apurar os fatos e que “logo que tomou conhecimento do caso, acionou imediatamente a cliente”. Depois, em um segundo comunicado, o KFC deu detalhes do episódio e voltou a falar sobre as medidas adotadas para garantir a adequação “rigorosa” a “todas as recomendações da vigilância sanitária e demais órgãos competentes”.

“Como parte do protocolo global de atendimento ao cliente, ressarcimos imediatamente o consumidor, e também oferecemos um novo produto para consumo. Tentamos ainda, sem sucesso, diversos contatos após suas postagens nas redes sociais”, pontuou a rede, em nota (leia na íntegra abaixo).  

O KFC disse ainda que esta é a primeira vez que uma reclamação do tipo é registrada em uma unidade da rede, que atua há 29 anos no Brasil, com uma média de 37 mil pedidos por dia. A empresa também deu detalhes sobre as auditorias realizadas no local e reforçou o “compromisso com a qualidade dos produtos e segurança dos processos”.

Nota do KFC na íntegra

Em respeito a todos os consumidores e fãs da marca, o KFC Brasil vem a público detalhar o ocorrido em uma de suas lojas, localizada em um shopping de Porto Alegre, no qual supostamente um consumidor encontrou um inseto em seu lanche. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que estamos empenhados e somos os principais interessados em esclarecer os fatos.  
 
Seguimos rigorosamente todas as recomendações da vigilância sanitária e demais órgãos competentes. Todos os nossos restaurantes passam por auditorias constantes, sendo a última realizada na unidade em questão em 10 de dezembro de 2021 e a última dedetização no dia 22 de dezembro de 2021. 
 
Em 29 anos de atuação no Brasil, com 37.000 pedidos/dia (+ de 1.1MM/mês), esta foi a primeira reclamação do tipo registrada em uma de nossas unidades. Como parte do protocolo global de atendimento ao cliente, ressarcimos imediatamente o consumidor, e também oferecemos um novo produto para consumo. Tentamos ainda, sem sucesso, diversos contatos após suas postagens nas redes sociais.  
 
Além disso, assim que foi feita a reclamação in loco, a unidade acionou os protocolos de verificação para apuração dos fatos, que incluiu a visita de Responsável Técnica de Qualidade, uma auditoria interna e outra externa. Na tarde de quarta- feira (29/12), a NSF Internacional, organização independente com mais de 77 anos de mercado, realizou nova auditoria de Food safety e constatou novamente que nada fora do padrão foi identificado, conforme abaixo: 
 
“Loja limpa, organizada e com a documentação em dia”  
 
Na auditoria não houve indício de presença de pragas.  
 
O restaurante KFC localizado no shopping Iguatemi Porto Alegre está em dia com as normas de boas práticas de fabricação exigidas pela ANVISA além de contar com equipe técnica especializada composta por nutricionistas que atuam com foco em treinamentos e verificações periódicos dos processos e documentações exigidos in loco. 
 
O KFC Brasil reafirma o compromisso com a qualidade de seus produtos e com a segurança dos processos em suas lojas. A marca reforça ainda que segue à disposição do consumidor e convida a todos para visitarem as cozinhas dos mais de 125 restaurantes espalhados por todo o País. 

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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