A Gillette, marca de lâminas de barbear e outros produtos de higiene, virou alvo de críticas principalmente por parte de homens por conta de um novo comercial. Intitulado “O melhor que os homens podem ser”, em tradução literal, o anúncio fala sobre machismo, assédio e comportamentos considerados tóxicos por parte dos homens. O vídeo busca apresentar alternativas para a masculinidade, mas não foi bem recebido apesar da mensagem positiva. Alguns acusam a marca de “generalizar” os homens e falam até mesmo em boicotá-la.
Depois de mostrar uma série de posturas consideradas comuns entre homens, as imagens apresentam um personagem que interfere toda vez que um deles está prestes a agir de forma machista ou tóxica novamente. A campanha surgiu para apoiar o movimento Me Too, em que mulheres denunciaram casos de assédio, principalmente em Hollywood, e fala sobre como homens devem responsabilizar uns aos outros para colocar fim a tais comportamentos. Também há cenas reais no vídeo.
Apesar de ter recebido centenas de elogios, a campanha gerou mais reações negativas. Vários homens passaram a sugerir que a marca seja boicotada. Alguns argumentaram que o vídeo era ofensivo por generalizar os homens e “insinuar” que todos são abusadores. Outros, por sua vez, disseram que a marca segue pautas “de esquerda”. Nos Estados Unidos, a revista de extrema direita “The New American” afirmou que o anúncio “reflete várias falsas suposições”. Assista abaixo à versão legendada e tire suas conclusões.