Especialista explica como manter a reputação e evitar exposição desnecessária na web

Nos últimos dias, diversos vídeos de torcedores brasileiros injuriando mulheres nas ruas da Rússia, durante a Copa do Mundo, viralizaram pela web. Entretanto, além de ser desrespeitoso, o ato mostra que, cada vez mais, as pessoas se descuidam da imagem nas redes sociais e acabam sendo punidas por isso.

De acordo com o especialista em comunicação digital do grupo Imagem Corporativa, Gabriel Falcione, atualmente, as empresas estão adotando tolerância zero com as exposições difamatórias nas redes sociais. “Há casos em que as pessoas são demitidas por conta de vídeos, comentários e posicionamentos racistas, machistas etc”, explica.

Mas, como manter uma boa imagem nas redes sociais? De acordo com Falcone, o principal é manter o bom senso e a cautela na hora de emitir opiniões, gravar vídeos e outras coisas. “É preciso entender que a internet tem o poder de potencializar as coisas de uma maneira muito rápida. Portanto, uma opinião mal colocada pode destruir uma imagem em pouco tempo”, conta.

O especialista sugeriu cinco dicas para manter a reputação nas redes sociais. Confira:

Ter noção do alcance

A primeira coisa a se pensar antes de emitir qualquer opinião é que as redes sociais foram feitas para gerar visibilidade rapidamente para um post, a famosa viralização. Dentro de meia hora, por exemplo, aquele comentário aparentemente inofensivo pode estar sendo lido – e descurtido – por milhões de pessoas.

Melhorar o comportamento

Usar o poder das redes sociais para compartilhar visões de mundo anacrônicas e preconceituosas, como machismo e homofobia, é a maneira mais rápida e garantida de passar vergonha e, em alguns casos, perder o emprego. Já está mais do que na hora de rever esses conceitos, não?

Lembre-se do ‘print screen’

Este é o recurso mais poderoso na hora de gerar repercussão negativa para algum post. Por mais que a pessoa apague a publicação depois de perceber que mandou mal, alguém certamente já fez um print, tornando aquele deslize praticamente eterno.

Álcool x Celular

O celular pode ser um aliado na hora da bebedeira apenas para chamar um táxi para voltar para casa. Gravar vídeos, áudios de WhatsApp e postar fotos com umas a mais na cabeça é a senha para cometer algum deslize imperdoável.

Vida pessoal e profissional

Não existe essa coisa de rede social profissional e rede social pessoal. Você é uma única pessoa e seus chefes, parceiros comerciais e sua rede de contatos irão julgá-lo pelo seu comportamento não apenas no LinkedIn mas também em outras redes sociais. Fique esperto.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!