O “Trashtag Challenge” é a mais nova moda da internet, que consiste em recolher lixo de lugares muito sujos e postar uma foto com o antes e o depois. A ideia foi criada há quatro anos, mas só agora viralizou.
O “Desafio do Lixo” teve início pela UCO Gear, que é uma empresa especializada na comercialização de produtos para atividades ao ar livre. O objetivo é colocar em evidência a preservação da natureza.
O empresário Steven Reinhold, um dos fundadores da empresa, firmou compromisso de recolher 100 pedaços de lixo durante momentos ao ar livre. Reinhold viu que era algo positivo e viável, então, fez o desafio: “Se conseguisse convencer 100 pessoas a juntarem-se, poderíamos realmente fazer uma diferença real”, disse.
Há quatro anos, muitas pessoas participaram. Contudo, somente agora, após o post ser direcionado a “adolescentes entediados”, que o desafio viralizou.
“Aqui está um novo #desafio para vocês, adolescentes entediados. Tirem uma foto de uma área que precise de alguma limpeza ou manutenção, depois tirem uma foto mostrando o que fizeram em relação a isso e postem a imagem. Aqui estão as pessoas fazendo isso #BasuraChallenge #trashtag Challenge, junte-se à causa. #BasuraChallengeAZ”, escreveu o empresário na postagem.
A ideia se espalhou pelo mundo todo. Pessoas do México, Índia, Espanha, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Sérvia e diversos outros locais postaram o resultado nas redes sociais. No Brasil, as pessoas também aderiram ao desafio. Veja a repercussão: