Com ferida na boca, Eliezer beija Maria e Natália e levanta discussão sobre ‘surto’ de herpes no BBB; entenda

Eliezer com herpes
Eliezer está com uma ferida na boca e beijou outras participantes na última noite (Reprodução/TV Globo)

A festa dessa quarta-feira (9) no BBB rendeu discussões dentro e fora da casa sobre um assunto inesperado: herpes. É que um dos participantes do reality, Eliezer, está com uma ferida na boca e beijou outras participantes na última noite, o que acabou rendendo especulações sobre um potencial surto de herpes entre os confinados.

A dermatologista Karla Mendes, do hospital Semper, esclareceu ao BHAZ que a ferida não necessariamente significa que o brother esteja manifestando sintoma de herpes, e que um potencial surto de feridas só ocorreria em situações excepcionais (leia mais abaixo).

Contato direto

Eliezer beijou a mineira Natália na festa da líder Jade Picon. Depois do beijo, a cantora Maria, que já ficou com Eliezer em outras ocasiões, comentou com ele: “Fico mais preocupada pelo fato de você estar com herpes e ela não ter ligado pra isso do que qualquer outra coisa”.

Mesmo depois de expressar preocupação com a infecção, Maria acabou sugerindo a Natália que as duas dessem um beijo triplo com Eliezer, e assim foi feito. Mais tarde, Maria ainda beijou Linn da Quebrada, que, em outro momento, também dividiu um cigarro com Natália.

Com todos os beijos e contatos, internautas começaram a se preocupar com uma potencial infecção generalizada por herpes na casa. Alguns apontam que a transmissão teria começado por Bárbara, que já havia manifestado feridas na boca antes e usa cremes para tratar a herpes.

O que é herpes?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora e também a herpes zóster; e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex, mais comum.

“O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado. A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, como exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica”, explica o Ministério da Saúde.

Ainda segundo o órgão, algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença porque a imunidade não permite seu desenvolvimento.

De acordo com a SBD, 99% da população adulta já adquiriu imunidade à infecção pela herpes simplex na infância e na adolescência, tendo infecção assintomática ou um único episódio, obtendo resistência para toda a vida.

Nem todo mundo manifesta

Segundo a médica dermatologista Karla Mendes, o contato com a forma simples da herpes costuma ocorrer na infância, por meio de alguém que apresenta lesão. Com o primeiro contato, algumas pessoas podem ter apenas uma manifestação ou nenhuma, enquanto outras podem manifestar sintomas de forma recorrente.

“O vírus fica nos gânglios nervosos e precisa de células do hospedeiro para se multiplicar. Estímulos como fadiga, estresse, exposição ao sol e trauma podem ajudar o vírus a migrar do nervo para a pele, que tem células que se multiplicam muito. Com isso, ele também se multiplica e se manifesta”, explica.

Não é todo mundo, portanto, que vai manifestar a doença ao entrar em contato com o vírus: se Maria e Natália, por exemplo, já tiverem tido contato com ele e não tiverem características individuais que predispõem uma manifestação naquele momento, é mais difícil que elas também apresentem as feridas na boca e outros sintomas.

Vale lembrar, ainda, que não se pode afirmar se a lesão na boca de Eliezer é uma manifestação da herpes ou não, já que outras doenças podem provocar feridas parecidas.

Surto no BBB?

A dermatologista ainda confirma que o contato de Linn com o cigarro de Natália, por exemplo, pode ser um modo de transmissão do vírus, mas volta a reforçar que isso não significa que a cantora vai manifestar a doença.

“Muito provavelmente, o contato com o vírus nessa noite não foi o primeiro na vida deles, já que são adultos. Se a pessoa passou a vida inteira sem manifestar sintomas, é mais difícil que isso aconteça agora, a não ser que ela esteja doente, muito estressada, entre outros fatores”, explica.

Já sobre Eliezer, caso a ferida no lábio seja mesmo sintoma de herpes, também não é possível afirmar se este é ou não primeiro contato dele com o vírus. “Ele pode ter tido a primeira manifestação agora, é raro na vida adulta mas acontece. Ou ele tem de forma recorrente, ou está com alguma pré-disposição que o fez manifestar a doença agora”, esclarece a médica.

Karla Mendes ainda chama a atenção para o fato de que, no BBB, muitos participantes passam o dia tomando sol e não dormem o suficiente à noite. Esses são alguns fatores que podem desencadear uma manifestação da herpes no caso de contato com o vírus, portanto, não é possível descartar uma possibilidade de surto.

Sintomas e tratamento

De acordo com a SBD, o herpesvírus 1 geralmente provoca infecção nos lábios e dentro da boca. O herpesvírus 2, em geral, determina lesões nos genitais e pode ser adquirido por via sexual, mas não exclusivamente dessa forma.

O tratamento é individualizado e só o médico pode indicar qual o melhor para cada caso. “Procurar o médico imediatamente quando surgirem os primeiros sintomas é essencial para o diagnóstico e tratamento adequados”, recomenda a entidade.

A SBD também lista recomendações de prevenção: “Cuidados com higiene e atenção aos hábitos diários, como só manter relação sexual com preservativo, não beijar a boca de alguém com lesões, não utilizar objetos íntimos de outras pessoas e não tocar na pele de pacientes com a doença em sua fase ativa”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!