Comerias? Empresa cria ‘almôndega gigante’ com carne feita a partir de DNA de mamute extinto

almôndega de mamute
Almôndega foi apresentada em museu de ciências e virou atração na Holanda (Reprodução/Redes sociais)

Uma da Holanda surpreendeu ao desenvolver uma almôndega gigante a partir do DNA de uma espécie de mamute já extinta. A criação foi apresentada ao público nessa terça-feira (28) como uma forma de protesto sobre o consumo atual e alerta para a necessidade de buscar alternativas mais sustentáveis para a carne. As informações são da Reuters.

A almôndega de mamute foi cultivada pela startup holandesa Vow e apresentada no Nemo, um museu de ciências de Amsterdã, mas ainda não foi liberada para consumo. À agência de notícias, o fundador da empresa, Tim Noakesmith, afirmou que o objetivo era acender a discussão sobre carnes cultivadas em laboratório.

O alimento foi feito a partir de células de ovelha, que receberam aplicações de um gene do mamute chamado mioglobina. Segundo o diretor científico da Vow, James Ryall, a mioglobina é responsável pelo aroma, cor e sabor da carne. Além do DNA do mamute, a empresa utilizou também DNA do elefante africano para completar a fórmula.

‘Jurassic Park’, mas não pode comer

Para explicar a proposta, Ryall comparou o desenvolvimento da carne com o filme Jurassic Park e enfatizou que a única diferença é que eles não estavam criando animais de verdade. Apesar de surpreendente, a carne ainda não pode ser consumida.

“Sua proteína tem literalmente 4 mil anos. Não a vemos há muito tempo. Isso significa que queremos submetê-la a testes rigorosos, algo que faríamos com qualquer produto que trouxermos ao mercado”, ressaltou o fundador da empresa.

A intenção é comercializar a carne na União Europeia.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!