Menina de 13 anos pode namorar rapaz de 19? Este casal virou alvo de críticas na web

Reprodução/YouTube

O casal de youtubers Gustavo Lazaro e Larissa Volpati divulgaram um vídeo na última sexta-feira (6) intitulado “Existe idade para o amor?”. Nele, os dois contam como se conheceram e revelam que o primeiro contato dos dois foi quando a jovem tinha 13 anos e o rapaz, 19. Pela internet, a menina dizia ter 16 anos. Na capa do vídeo, uma pergunta: “Sou pedófilo?”.

O primeiro encontro que os dois tiveram foi uma sugestão de Gustavo para irem a um motel com amigos dele e algumas amigas dela. De acordo com relato no vídeo, eles não chegaram a se beijar e ninguém teve qualquer tipo de contato sexual. Porém, um amigo deles que estava bêbado, mostrou o pênis para todas as meninas presentes.

O vídeo levantou uma discussão sobre a romantização da pedofilia. Nos comentários do YouTube, muitas críticas. “Não existe idade para o amor, mas existe idade para a cadeia hehehehe”, diz um usuário da plataforma. “Existe idade para o amor sim, você é pedófilo”, comenta outra pessoa no canal de Gustavo Lazaro.

Porém, algumas pessoas defenderam o casal.

Algumas mulheres apareceram para contar que já viveram situações semelhantes e, na época, não conseguiram enxergar o erro. Agora, mais velhas, puderam racionalizar a situação e entender que não eram capazes de tomar decisões conscientes.

E você, o que acha?

É importante ressaltar que o crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A, consiste em “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos”. Ou seja, mesmo que não exista a conjunção carnal, o criminoso pode ser condenado a uma pena de reclusão de 8 a 15 anos.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!