iFood caiu? Falha em nuvem da Amazon derruba plataformas nesta terça

iFood
Centenas de problemas ao usar o aplicativo foram notificados hoje (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de Imagens/Vinicius ‘amnx’ Amano/Unsplash)

Vários internautas se queixam de problemas com a plataforma do iFood, nesta terça-feira (7), incluindo falhas ao cancelar pedidos e cobranças múltiplas pela mesma compra. Centenas de problemas ao usar o aplicativo foram notificados no site DownDetector nesta tarde.

A instabilidade não afeta apenas a plataforma de delivery: a falha no iFood foi causada por uma queda do AWS (Amazon Web Services), um conjunto de serviços de computação remota que, juntos, constituem uma plataforma de computação em nuvem.

O serviço da Amazon é usado por muitos sites no Brasil, como o iFood, e no mundo. Com a falha do AWS, plataformas como Disney+, League of Legends, Valorant, e a própria plataforma da Amazon também apresentam instabilidade nesta tarde, segundo o DownDetector.

DownDetector
Vários serviços caíram com a falha do AWS (Reprodução/DownDetector)

No site de suporte do AWS, o serviço confirma a falha no sistema. “O problema também está afetando nossas ferramentas de monitoramento e de resposta a incidentes, o que está atrasando nossa capacidade de providenciar atualizações”, diz aviso no site.

“Nós identificamos a causa do problema e estamos trabalhando pela recuperação do sistema”, garante a notificação do suporte do AWS.

Problemas com iFood

Com a queda do sistema do iFood, vários clientes tiveram problemas com o pagamento de pedidos feitos na plataforma. Internautas reclamam que fizeram o pagamento mais de uma vez, que pedidos não foram computados e que nenhum entregador está buscando os pedidos nos restaurantes.

“iFood, dá uma ajudinha aí, meu pedido está há quase 1 hora atrasado e o restaurante disse que foi entregue. A portaria não recebeu nada e o aplicativo de vocês está bugado, como resolvemos isso?”, publicou uma usuária do Twitter.

“Fui cobrada pelo iFood e quando o motoboy chegou o aplicativo dele dizia pra retornar o pedido pra loja enquanto pra mim aparecia que tava entregue E EU TÔ COM FOME”, reclamou outra.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

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