Vários internautas se queixam de problemas com a plataforma do iFood, nesta terça-feira (7), incluindo falhas ao cancelar pedidos e cobranças múltiplas pela mesma compra. Centenas de problemas ao usar o aplicativo foram notificados no site DownDetector nesta tarde.
A instabilidade não afeta apenas a plataforma de delivery: a falha no iFood foi causada por uma queda do AWS (Amazon Web Services), um conjunto de serviços de computação remota que, juntos, constituem uma plataforma de computação em nuvem.
O serviço da Amazon é usado por muitos sites no Brasil, como o iFood, e no mundo. Com a falha do AWS, plataformas como Disney+, League of Legends, Valorant, e a própria plataforma da Amazon também apresentam instabilidade nesta tarde, segundo o DownDetector.
No site de suporte do AWS, o serviço confirma a falha no sistema. “O problema também está afetando nossas ferramentas de monitoramento e de resposta a incidentes, o que está atrasando nossa capacidade de providenciar atualizações”, diz aviso no site.
“Nós identificamos a causa do problema e estamos trabalhando pela recuperação do sistema”, garante a notificação do suporte do AWS.
Problemas com iFood
Com a queda do sistema do iFood, vários clientes tiveram problemas com o pagamento de pedidos feitos na plataforma. Internautas reclamam que fizeram o pagamento mais de uma vez, que pedidos não foram computados e que nenhum entregador está buscando os pedidos nos restaurantes.
“iFood, dá uma ajudinha aí, meu pedido está há quase 1 hora atrasado e o restaurante disse que foi entregue. A portaria não recebeu nada e o aplicativo de vocês está bugado, como resolvemos isso?”, publicou uma usuária do Twitter.
“Fui cobrada pelo iFood e quando o motoboy chegou o aplicativo dele dizia pra retornar o pedido pra loja enquanto pra mim aparecia que tava entregue E EU TÔ COM FOME”, reclamou outra.
Fiz o pedido no @iFood, além de cobrarem 2x o pedido ja esta pronto a mais de 1h e o restaurante não consegue 1 motoboy para entregar, vou ter que sair e perder a porra do dinheiro que somando os 2 esta dando mais de 120 reais e a minha comida, novamente parabéns 👏
— Peixinho Burro (@PeixinhoBurro) December 7, 2021
Aplicativo do iFood está com instabilidade. Ao efetuar compra, o aplicativo retira dinheiro do usuário mas não confirma o pedido. Central de atendimento também está fora do ar, inviabilizando qualquer tipo de contato ou reclamação. @iFood pic.twitter.com/zg7ZTfwzPJ
— ARTH (@anthunesarth) December 7, 2021
Fiz um pedido no @iFood que descontou da minha conta mas nao tem pedido ALGUM no app de vocês!
— Lorena Simpson (@LorenaSimpson) December 7, 2021
Como resolvo????