Mãe faz alerta contra intermação após encontrar a filha com 40ºC durante soneca da tarde

Reprodução/Instagram

A mãe de uma menina de 3 anos compartilhou uma foto que tem dado o que falar nas redes sociais nos últimos dias. Na imagem, a pequena Anastasia aparece desacordada e com a pele nitidamente avermelhada. A criança estava prestes a ser atendida por uma equipe médica. Ela foi diagnosticada com intermação após ficar exposta ao calor excessivo enquanto tirava uma soneca. A temperatura corporal da garota chegou a 40ºC e, segundo a genitora dela, Jeann Abma, o problema quase a matou. O caso ocorreu no Canadá no fim de julho.

A intermação ocorre quando a temperatura corporal sobe de forma drástica. A condição é mais grave que a insolação e pode levar à morte. Segundo especialistas, é mais comum ocorrer em lugares abertos e que estejam altamente expostos ao sol, mas também pode acontecer em ambientes fechados, ainda mais se a circulação de ar estiver baixa.

Jeann resolveu publicar a imagem no Instagram para fazer um alerta aos pais e responsáveis por crianças para que fiquem atentos à exposição dos pequenos ao calor. Ela disse à rede norte-americana ABC que a filha estava muito quente e que não respondia aos estímulos dela.


“Eu subi e estava muito quente, como uma sauna. As cortinas estavam fechadas e as janelas abertas. Ela estava na direção do sol. Como estava quente lá fora, mesmo com a janela aberta, não havia circulação de ar, só calor”, explicou.

A cidade em que a mulher vive com a filha, Edmonton, registrava 29ºC no dia 13 de julho durante a tarde. “Este é o primeiro verão dela nesta casa. Eu não sabia que o quarto fica mais quente do que o resto”, afirmou. “Eles [paramédicos] sugeriram que eu compartilhasse a imagem com amigos e família”, contou a mãe, que ainda disse ser impossível não se culpar.

“Não, não é minha culpa que isso aconteceu com ela, mas é difícil não se culpar. Esta é uma lição aprendida e espero que outros pais possam tirar algo disso e sempre checarem os quartos nas suas casas, pois eles podem ser tão perigosos quanto um carro quente”, escreveu.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!