VÍDEO: Jornalista da Globo ajuda homem cego por meio de app e web repercute iniciativa

jornalista ajuda homem cego por app
Ana Luíza Guimarães, da TV Globo, ajudou homem com rótulo de marmita (Reprodução/@bguilobo/Instagram)

A jornalista Ana Luíza Guimarães, da Rede Globo, foi gravada ajudando um homem cego por meio do aplicativo “Be My Eyes”. O vídeo foi compartilhado nessa terça-feira (11) pela filha dela, Beatriz Lobo, nos stories do Instagram, e viralizou na web.

“Você se inscreve, e quando eles precisam de ajuda pra qualquer coisa eles entram no aplicativo e é feita uma ligação de vídeo pra algum inscrito ajudar”, explicou a jovem na ferramenta (assista abaixo).

O Be My Eyes soma mais de um milhão de downloads e tem a premissa de ajudar pessoas com algum tipo de deficiência visual. O usuário se cadastra no aplicativo e, quando necessita de assistência com algo, aciona voluntários para conversar.

Na gravação, o homem cego pede que Ana Luíza leia o rótulo de uma marmita para saber qual refeição tinha dentro. “É super rápido e eles ficam todos felizes, coisa mais linda, juro”, disse Beatriz Lobo.

‘Deixa o coração quentinho’

Nas principais redes sociais, internautas relatam suas próprias experiências com a ferramenta. Enquanto isso, outros questionam como o app funciona para entender mais sobre a proposta.

“Quando você faz a conta, coloca a língua que pode ajudar. Aí, quando alguém cego precisa, eles mandam a chamada para vários voluntários. Quem atender primeiro ajuda. Aí se alguém já tiver atendido aparece que outro voluntário atendeu. É super fácil. Sou membro desde 2019”, explicou uma usuária do Twitter que já atendeu 35 pessoas.

“Amo esse app. Sou membro desde 2017 e já consegui atender a ligação duas vezes. Consegui ajudar duas pessoas com coisas tão simples, mas que foram muito importantes pra elas. E é incrível a sensação de poder disponibilizar alguns minutos do seu tempo pra ajudar tanto alguém. Recomendo muito”, disse outra mulher.

Uma terceira pessoa ainda elogiou as boas intenções de quem se disponibiliza a fazer uma ligação. “Que aplicativo incrível e parabéns para as pessoas que ajudam. Deixa o coração quentinho”, escreveu.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!