Huck pede desculpas ao vivo por pergunta sobre George Floyd em quadro do Domingão

luciano huck pede desculpas ao vivo
Apresentador se desculpou e disse que situação fica de aprendizado (Reprodução/@LucianoHuck/Twitter)

Após uma chuva de críticas, Luciano Huck pediu desculpas, ao vivo, por uma pergunta que foi ao ar no quadro “Quem quer ser um milionário?” na semana passada. O texto questionava qual frase foi dita pelo estadunidense George Floyd antes de ser assassinado por um policial, em 2020.

No Domingão (TV Globo) desse domingo (11), Huck usou o espaço do programa para se reparar. Ele afirma que não tem acesso às perguntas, mas deveria ter “sacado” que o questionamento era inapropriado.

“No último domingo, por um enorme vacilo nosso aqui, uma pergunta absolutamente inadequada foi ao ar no ‘Quem quer ser um milionário?’. Uma pergunta que, de certa forma, banalizava a violência sofrida por George Floyd quando foi assassinado pela polícia dos Estados Unidos”, disse o apresentador.

Erro grave

“Foi um erro grave nosso, eu não tive presença de espírito na hora de sacar o quanto aquela pergunta era inapropriada e não precisava estar ali. Então, em meu nome e em nome da nossa equipe do ‘Domingão’ eu peço desculpas” acrescentou Luciano Huck.

Ele diz acreditar que o letramento antirracista é uma construção constante e ininterrupta. “Então, além do pedido de desculpas, fica aqui nosso aprendizado”, concluiu.

Huck publicou o pedido de desculpas em suas próprias redes sociais. Confira abaixo na íntegra:

‘Não tive a presença de espírito’

Pouco após a polêmica estourar nas redes sociais, Luciano Huck veio a público pedir desculpas. No último dia 6, ele respondeu a um post de Thiago Amparo, no qual o colunista apontou as problemáticas da questão.

“Você tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez mais consciente do quanto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito para reagir de imediato. Errei. Peço desculpas. E vamos conversar”, publicou no Twitter.

Na web, o ocorrido levantou questões relevantes sobre a vivência de pessoas negras. “É a dor preta virando entretenimento, nada novo no front”, escreveu um internauta. “Não é possível que ninguém tenha barrado”, indignou-se outra pessoa. “Assassinato não pode ser entretenimento”, completou um terceiro.

Relembre

No programa da Globo, que traz perguntas aos participantes em troca de dinheiro, o apresentador questionou: “qual destas frases foi dita por George Floyd antes de ser assassinado em 2020?”.

Dentre as quatro opções, o quadro incluiu a alternativa correta: “I can’t breathe” – ou “eu não consigo respirar”, em português. A pergunta explica que a frase virou um grito de protesto contra o racismo.

Na ocasião do assassinato, que gerou uma onda de revolta nos Estados Unidos, o policial branco se ajoelhou em cima do pescoço do homem até matá-lo sufocado (leia mais aqui).

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!