Marina Ruy Barbosa é criticada após compartilhar story sobre ‘representatividade ruiva’

marina-ruy-barbosa
Marina Ruy Barbosa mudou seu nome do Twitter para ‘Marina Ruyva Barbosa’, após críticas (Reprodução/@marinaruybarbosa/Instagram)

A atriz Marina Ruy Barbosa virou tema de discussão dos internautas nesse domingo (29), após repostar em seu Instagram um story sobre “representatividade ruiva”. No post, duas garotinhas de cabelo ruivo estavam admirando uma foto da atriz, e a pessoa quem filmou escreveu sobre a importância da representatividade. Marina rebateu os comentários negativos e ainda mudou seu nome do Twitter para “Marina Ruyva Barbosa”.

O story repostado pela artista é de um perfil chamado família ruiva, e a pessoa disse: “Depois falam que representatividade não é importante”. Marina Ruy Barbosa não escreveu nada ao repostar. Alguns internautas postaram o print do vídeo no story da atriz, comentando sobre a “representatividade ruiva” de forma irônica.

“Gente sério como que um artista não consegue ter o mínimo de noção sobre posts?”, questionou uma pessoa. “Brancas ruivas uma minoria tão importante viva a diversidade”, ironizou um outro internauta. A atriz começou a responder alguns usuários, e um deles levantou a questão da representatividade para pessoas negras.

‘Não faz sentido para pessoas brancas’

Marina disse: “Sendo cancelada pela 17191816192 vez após apenas repostar os stories de fãs mirins…”. O internauta respondeu: “A questão é que, para nós negros, representatividade tem uma circunstância séria no Brasil, devido ao racismo. Pessoas brancas falarem de representatividade não faz muito sentido”. Confira um pouco das críticas:

Marina não levantou a questão da representatividade

Após ver a repercussão do assunto, a atriz reclamou em seu Twitter: “Sério que vocês tão problematizando um story que eu apenas repostei com fãs mirins? Gente, pelo amor né. Tantas coisas mais importantes para vocês se preocuparem”.

Ela também esclareceu que não foi ela quem escreveu sobre a representatividade, ao contrário do que muitos pensaram: “Meu anjo de luz. Se vocês procurassem saber antes de falar, saberiam que eu apenas repostei. Quem falou algo sobre as filhas se sentirem representadas foi a mãe das meninas”.

Segundo a atriz, ela havia respostado não pela frase sobre representatividade, e sim por ter achado as garotinhas fofas. Depois de se pronunciar sobre o assunto, Marina disse que iria mudar seu nome artístico, e alterou para “Marina Ruyva Barbosa”. Veja alguns de seus tuítes:

Internautas defendem ruivas

Muitas pessoas acabaram defendendo a questão da “representatividade ruiva”, ressaltando o significado da palavra. O nome da atriz ficou entre os mais comentados do Twitter nesta segunda-feira (30). “Meu Deus o cara se incomodou porque uma criança ruiva se sentiu representada ao ver uma foto da Marina Ruy Barbosa galera vamo se tratar”.

Outro usuário apontou: “Mano, esse negócio da Marina Ruy Barbosa está ridículo. Ela só postou uma foto fofa de uma criança que gostou de ver alguém parecido com ela numa propaganda. Em nenhum momento ela compara ou faz paralelos em relação à representatividade negra e racismo. Povo tá cheio de ódio”. Confira alguns comentários:

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!