Léa Garcia morre aos 90 anos; atriz receberia trófeu hoje

léa garcia
Léa Garcia morreu por complicações cardiológicas (Reprodução/@leagarciaeumesma/Instagram)

A atriz Léa Garcia morreu nesta terça-feira (15), aos 90 anos, em Gramado (RS). Ícone da teledramaturgia negra brasileira, Léa participaria do Festival de Cinema de Gramado, em que receberia um troféu pelo seu trabalho.

A agência de Léa Garcia confirmou a morte dela por meio das redes sociais. Segundo o comunicado, a atriz teve complicações cardiológicas. “A atriz estava hospedada com seu filho Marcelo Garcia em Gramado”, informaram.

“Ao longo de sua extensa carreira, participou de mais de cem produções, recebeu diversos prêmios e deixou uma contribuição inestimável para a presença do negro na cultura brasileira”, escreveu a agência.

Ainda não há informações sobre o velório de Léa Garcia. A atriz estava negociando uma participação no remake de Renascer, da TV Globo.

Dentre os inúmeros trabalhos de Léa Garcia, a atriz participou de A Moreninha (1975), Escrava Isaura (1976), Maria, Maria (1978)Abolição (1988), Orfeu (1999), Mulheres do Brasil (2006), Êta Mundo Bom (2016) e O Pai da Rita (2021).

Ela recebeu uma indicação ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes, em 1957, pelo filme Orfeu Negro, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!