Motorista de Uber ‘salva’ estudante que esqueceu identidade quando se deslocava para vestibular

@mariiadalcin/Twitter/Reprodução

A história de uma boa ação de um motorista de Uber com uma vestibulanda gaúcha chamou a atenção nas redes sociais. Heitor Rubenich, de 63 anos, percebeu que Maria Eduarda Dalcin, de 18, havia esquecido a carteira de identidade no carro ao descer no destino, onde prestaria vestibular. O motorista fez questão de voltar ao local e entregar o documento a um fiscal de sala e a estudante conseguiu fazer a prova.

Maria Eduarda mora em Alegrete, no Rio Grande do Sul, e viajou quase 500 km para prestar o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que acontece em dois fins de semana. No primeiro sábado de prova (23), ela pegou um Uber com antecedência até o local designado, mas levou um susto ao perceber que havia descido do carro sem seu documento.

“Quando encostei nos bolsos para conferir se estava com tudo, não senti a identidade e me desesperei. Lembrei do meu namorado segurando ela no elevador, ou seja, eu sabia que tinha saído da casa da minha tia, onde estávamos ficando, com ela. Voltei lá correndo, peguei todos os documentos que eu tinha e voltei para o local da prova. No caminho, eu já tentei acionar a Uber, mas não conseguia falar com o motorista”, contou Maria ao BHAZ.

Assim que a viagem de Uber é encerrada, o passageiro não consegue mais entrar em contato com o motorista. A única opção que ela tinha era avisar ao aplicativo que havia deixado um item no carro e esperar o motorista entrar em contato.

Quando Maria chegou na sala onde faria a prova, 15 minutos antes do horário, foi surpreendida: “A fiscal da sala olhou para mim e, antes que eu contasse qualquer coisa, falou ‘Olha, é tu!’ e me entregou a identidade. Eu não entendi nada, não tinha como eu ter derrubado ela lá porque quando cheguei os portões estavam fechados. Ela me explicou que um senhor tinha entregado o documento na porta da escola e pedido que entregassem na minha sala”, completou ela.

“Eu só ajudei ela da maneira como pude. Menina veio de longe e não poderia prestar vestibular sem sua identidade”, resume, ao BHAZ, Heitor.

Gratidão

Maria conseguiu fazer a prova no fim de semana, mas ainda não tinha conseguido entrar em contato com Heitor através da Uber. Mesmo depois de recuperar a carteira de identidade, ela ainda queria agradecer o motorista pela gentileza. Foi só na segunda-feira (25) que ela obteve uma resposta.

“A namorada do motorista me ligou na segunda à tarde e ficou mais de 10 minutos conversando comigo. Ela estava muito emocionada e queria saber se eu tinha conseguido fazer a prova, e eu disse que sim. Ela me contou tudo que eles tentaram fazer para me encontrar e entregar a identidade”, explicou a estudante.

Heitor não percebeu imediatamente que Maria Eduarda havia deixado o documento no carro. Foi o próximo passageiro que o encontrou no banco traseiro e o entregou ao motorista. Assim que terminou a segunda corrida, ele voltou ao local da prova e falou com os fiscais, que identificaram a sala da vestibulanda pelo nome e separaram a identidade para quando ela voltasse.

“Na corrida, eu tinha contado que estava indo fazer vestibular, então ele imaginou que eu não poderia fazer a prova sem o documento. Depois, ele me contou que ficou no local até os portões fecharem, para ver se me encontrava lá. Eu estava tão apressada que nem o vi, mas depois que conversamos ele até disse que faria questão de me levar ao local no segundo fim de semana de vestibular”, contou ela, emocionada.

Repercussão

Maria Eduarda postou sobre o caso no Twitter e a repercussão foi muito positiva. “Hoje em dia o que a gente mais vê é coisa falando mal de Uber, eu quis divulgar uma ação legal, de uma pessoa de bom coração, que me marcou muito”, explicou. Em resposta ao tuíte, vários usuários também contaram histórias parecidas que aconteceram com eles.

Até a enteada de Heitor, que o ajudou a procurar Maria nas redes sociais, viu a postagem e comentou: “Quando isso ocorreu ele me procurou e pediu pra achar ela no face mt preocupado, pois sabia a importância da prova. ficamos muito felizes que td deu certo!!”.

https://twitter.com/yasmin_moraes/status/1199355724100489219
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!