Novela da Globo exibe masturbação feminina e surpreende público ao quebrar tabu de 40 anos

Andrea Beltrão
Andrea Beltrão protagonizou cena de masturbação feminina na TV (Reprodução/TV Globo)

O capítulo da novela “Um Lugar ao Sol”, da TV Globo, dessa quarta-feira (24), exibiu uma cena de masturbação feminina, quebrando um tabu em novelas que já durava 40 anos. O momento foi protagonizado pela atriz Andrea Beltrão e surpreendeu a audiência.

A cena mostra a personagem Rebeca, interpretada por Beltrão, se masturbando em uma cama. A sutileza da ocasião tratou o momento com naturalidade, com algo apenas sugestivo, em um comportamento que não deveria nem ser considerado polêmico pela sociedade.

De acordo com o site TV História, a novela “Coração Alado”, da emissora carioca, escrita por Janete Clair (1925-1983), chocou a sociedade que vivia a Ditadura Militar. Na ocasião, foram exibidas cenas de estupro e masturbação. A história teve sua estreia há 41 anos, no dia 11 de agosto de 1980.

Cena excluída

Ainda segundo a matéria, o capítulo foi exibido com um áudio vazado do diretor explicando como a atriz deveria se comportar em cena. O arquivo foi excluído da emissora e não se tem mais registros do momento. Na época, a Folha de S.Paulo fez um comentário sobre a polêmica, que chegou até os altos círculos de poder.

“Enfim, é melhor que os telespectadores mudem de canal ou desliguem a TV se não gostarem do que veem, do que a censura voltar a intuir nossos desejos. Democracia tem disso: respeito ao direito de todos, por mais exóticos que sejam alguns entre esses todos”.

Repercussão

Nas redes sociais, as pessoas comentaram sobre o momento exibido ontem. “É isso mesmo? Um lugar ao sol encenou uma masturbação feminina? Será que eu amei??”; “Rapaz, quem não gostou, tem um canal que passa novelas bíblicas e outro que passa infantis”. Veja a repercussão:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!