Postagem da Volkswagen é alvo de comentários homofóbicos após divulgação de campanha publicitária

volkswagen
Em movimento homofóbico, pessoas tentam boicotar a fabricante alemã (Reprodução/@ vwbrasil/Instagram)

Uma campanha publicitária da Volkswagen para o carro Polo, que traz um casal gay na imagem de divulgação, tem sido alvo de homofobia desde a semana passada. O post mostra dois homens, olhando um para o outro, em frente a um veículo da marca. É sempre importante frisar que homofobia é crime previsto por lei.

“Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play”, publicou a Volkswagen no feed do Instagram.

Confira publicação na íntegra:

Movimento de boicote à Volkswagen

O post que faz alusão à luta LGBTQIA+ gerou alvoroço e, em boa parte dos comentários, mensagens discriminatórias. Muitos seguidores defendem que a campanha os incentivou a escolher outros carros e, ainda, acusam a Volkswagen de desviar o foco do produto por meio de um “marketing sujo”. Os críticos, inclusive, se empenham para boicotar a fabricante.

“Meu Deus, até um carro eles querem tornar LGBT. Carro é carro! Agora o Polo virou um carro gay!”, disparou um usuário na publicação. “Tiraram o câmbio manual e enfiaram aonde?”, ironizou outra pessoa, tecendo críticas preconceituosas à escolha de publicidade. “Quem lacra, não lucra…”, escreveu um terceiro.

Os comentários não param aí. Algumas pessoas anunciaram que, por conta da campanha, estão colocando o carro Polo à venda. Enquanto isso, outras condenam a abordagem utilizada pela Volkswagen. “No caso então… pra vocês a evolução do homem é se tornar gay?!”, questionou um homem. “Esse Polo queima o radiador”, declarou outro em mensagem homofóbica.

Apoio à causa LGBTQIA+

Apesar da homofobia e ódio destilados nos comentários, o post também recebeu apoio de quem celebra a diversidade. Muitos usuários deixaram mensagens positivas e comemoraram a iniciativa da Volkswagen, enquanto outros comentaram com emojis de coração e bandeiras de arco-íris – o símbolo da representatividade LGBTQIA+.

“Todo o meu amor pela VW”, escreveu um internauta, parabenizando a escolha da campanha publicitária. “Perfeito!”, exclamou outro. “Além de ser muito estiloso, amo o meu Polo”, disse um terceiro. “Com certeza um ótimo carro! VW como sempre liderando. Parabéns pela representatividade”, completou outro homem.

Homofobia é crime

A homofobia é crime previsto por lei. Ele entra na lei do racismo, já existente há 30 anos e, com isso, as punições são semelhantes. O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homofobia em junho de 2019.

Veja o que é considerado crime:

  • “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
  • A pena será de um a três anos, além de multa;
  • Se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
  • A aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.
Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!