Projeto na Câmara pode conceder título de cidadão honorário brasileiro ao piloto Lewis Hamilton

lewis hamilton
Projeto de Resolução foi proposto pelo deputado federal André Figueiredo, do PDT (Reprodução/@F1/Twitter)

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto que poderá conceder o título de cidadão honorário do Brasil ao britânico Lewis Hamilton. Vencedor do GP de Interlagos no ano passado, o esportista de Fórmula-1 homenageou o brasileiro Ayrton Senna e comoveu milhares de fãs do piloto no país.

Assinado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), o Projeto de Resolução “concede ao Sr. Lewis Carl Davidson Hamilton o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil”. O texto justifica a medida citando a necessidade de resgatar a simbologia brasileira a todos os cidadãos, deixando de lado as divergências políticas.

“Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação. Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos”, diz um trecho do documento.

Celebração do esporte e vitórias nacionais

Figueiredo menciona que o Brasil, nos últimos anos, é assolado por uma “crise prolongada” em virtude da pandemia de Covid-19. Por celebrar o legado de Senna, o gesto de Hamilton seria importante e ajudaria a “lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono”.

Segundo o documento, deve-se comemorar o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as “homenagens a nossos campeões”. Por conta disso, surgiu a ideia de retribuir a atitude do piloto britânico com o título de cidadão honorário do país. O deputado federal espera que o gesto ajude no processo de “reconciliação nacional” e da retomada dos símbolos, como a bandeira, a todos os cidadãos.

93% concordam com a homenagem

Uma enquete realizada pela Câmara aponta que 93% das pessoas são a favor da concessão do título ao piloto britânico, contra 6% que discordam totalmente da decisão. 1% dos votos é daqueles que “concordam na maior parte”.

Quem concorda com o projeto pontua que Lewis Hamilton é motivo de orgulho para o Brasil, tendo em vista a admiração por Senna. “Sir Hamilton nunca omitiu seu fascínio e admiração pelo nosso herói Ayrton Senna. O seu primeiro título mundial foi sob um capacete com as nossas cores e o modelo homenagenado Senna. O seu engajamento nas causas sociais seriam motivo de orgulho para nosso saúdoso Ayrton Senna!!”, escreveu uma pessoa.

“Se engana quem acha que o gesto feito por Lewis Hamilton no GP de São Paulo de 2021 foi a primeira demonstração de respeito e amor com o nosso país. Tendo Senna como seu grande ídolo, Hamilton sempre falou com carinho da nossa estrela e do nosso povo, até mesmo dizendo que aqui se sentia em casa por conseguir se enxergar nas pessoas daqui. Seria uma honra para nós ter alguém compromissado com a luta antirracista, causas ambientais e equidade social recebendo uma homenagem tão carinhosa”, comentou outro indivíduo.

Já aqueles que são contrários à medida defendem que existem muitos problemas mais graves a serem discutidos, sendo o projeto um “desperdício de tempo e recusos públicos”. Outra pessoa mencionou a nacionalidade estrangeira do piloto, dizendo que Hamilton “não tem nada de brasileiro, sequer sabe que falamos português”.

Um terceiro disparou: “O título de cidadão honorário deveria ser dado somente a pessoas que de fato realizaram algo ao país além de somente uma homenagem a um dos nosso maiores heróis, merece nada além de palmas por isso”.

Veja pontos positivos e negativos defendidos na enquete:

Maioria é a favor da homenagem a Hamilton
(Reprodução/Câmara dos Deputados)

Relembre homenagem a Senna

Depois de vencer o GP de São Paulo em novembro do ano passado, em Interlagos, o piloto Lewis Hamilton repetiu o gesto de Ayrton Senna ao desfilar no carro com a bandeira do Brasil pelo autódromo. A homenagem emocionou fãs brasileiros e levou o nome de Hamilton ao assunto mais comentado no Twitter.

“Era o jeito que ele corria, sua paixão pela vida e pelo esporte. Mas, acima de tudo, era o modo como ele enfrentava sozinho um sistema que nem sempre era gentil com ele. Que o legado de Ayrton Senna viva para sempre”, especialmente vibrante neste fim de semana”, escreveu um fã, à época.

Depois de vencer a corrida, Hamilton também levou a bandeira do Brasil ao pódio. Os brasileiros que assistiam à corrida elogiaram o piloto nas redes sociais. “Hamilton mexeu com o coração do torcedor brasileiro. Tá louco. Hoje foi pros olhos ficarem cheios d’água”, publicou no Twitter o narrador Luis Filipe Freitas, da TNT Sports.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!