#BatomPodeHomofobiaNÃO: Aluno é repreendido por usar batom na escola e ganha apoio de colegas e de internautas

Reprodução/Facebook

Nesta quinta-feira (1º), um estudante de um pré-vestibular relatou, por meio do Facebook, ter sido repreendido pela coordenadora da instituição por estar utilizando batom nos lábios. A denúncia viralizou e a atitude do cursinho causou revolta em internautas e também em colegas do jovem.

Como forma apoio, colegas do rapaz organizaram um protesto e dezenas de estudantes do pré-vestibular usaram batom vermelho. Alunos de outras unidades do mesmo cursinho também aderiram à manifestação. No Twitter, a hashtag #BatomPodeHomofobiaNÃO esteve entre as mais comentadas da rede social nesta manhã.

Diego Archanjo, de 17 anos, relatou que a coordenadora o orientou a não utilizar o batom por medo de que ele pudesse vir a sofrer preconceito. Embora tenha se sentido grato com a preocupação da funcionária, ele também questiona: “não entendi o porquê de ser orientado a não atrair a opressão ao em vez de orientar o opressor a não oprimir”.

Confira a denúncia na íntegra:

O Sistema Elite de Ensino, rede em que Diego estuda, informou, por meio de nota, que “já apurou o mal entendido” e que “os princípios e valores do Elite, nos quais se embasa não só nossa proposta educativa mas também inspiram nossos modos de ser escola e nossos educadores, preza pelo acolhimento à diversidade e respeito ao ser humano”.

Protesto no cursinho e nas redes

Durante a convocação do protesto, alunos escreveram pelas redes sociais dizeres como “tire sua homofobia do caminho, quero passar com o meu amor” e “mexeu com um aluno do Elite, mexeu com todos”.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!