‘Uniforme de campo de concentração’: Após críticas, Riachuelo retira peças de circulação

roupa campo concentração
A Riachuelo foi alvo de críticas nas redes sociais após lançar um conjunto comparado ao uniforme usado por judeus nos campos de concentração (Reprodução/Redes sociais)

A loja de roupas Riachuelo foi alvo de críticas nas redes sociais após lançar um conjunto de camisa e calça listrados comparado ao uniforme utilizado pelos judeus nos campos de concentração nazistas. A empresa anunciou a retirada das roupas das lojas após a repercussão negativa.

Internautas apontam que as peças listradas em branco e azul são parecidas com as roupas usadas pelos judeus no holocausto, durante a 2ª Guerra Mundial. A roupa ficou mais conhecida após o lançamento de filmes como “A Vida é Bela” e “O Menino do Pijama Listrado”, que retratam o drama de famílias judias naquela época.

Nas redes socias, a especialista em cultura material e consumo, semiótica psicanalítica da USP (Universidade de São Paulo), Maria Eugênya, escreveu que “tá faltando aula de história e noção pros estilistas da Riachuelo”. O poste dela soma quase 6 milhões de visualizações.

“O uso da estética violenta (holocausto, escravidão) pra gerar polêmica é uma das faces do marketing, não é novidade. Mas insisto que conhecer a história e a construção de pensamento crítico e preservação da memória falta pra muita gente ter no mínimo vergonha de achar isso aí ok”, acrescentou ela.

O que diz a Riachuelo?

Em nota enviada ao BHAZ, a Riachuelo alegou que “em nenhum momento houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente” (leia na íntegra abaixo).

“A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce”, acrescentou.

A empresa ainda disse entender a sensibilidade do assunto e pediu desculpas “a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado”.

Nota da Riachuelo na íntegra

Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente. A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce. Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ desvenda tudo sobre um dos rolês queridinhos dos belo-horizontinos: o Mercado Novo. Quem passa pelo nosso sofá é Rafael Quick, primeiro empreendedor a ocupar o agora disputado segundo andar do mercado e precursor do movimento que mudou radicalmente os ares do espaço no baixo Centro de BH e a cena cultural da capital mineira.

Completando cinco anos da reocupação do Mercado Novo, Quick contou tudo sobre como foi chegar ao espaço, como os primeiros empreendedores deste novo movimento se esforçaram para não “expulsar” quem já trabalhava ali e até quem eles não queriam que ocupasse os corredores do Mercado Novo.

O papo também passou pela Cervejaria Viela, pelo Juramento 202, pelo Forno da Saudade e pela mais recente Casa Alvorada, espaços que atraem milhares de pessoas e que, além da proposta similar, têm outra coisa em comum: são todos empreendimentos de Rafael Quick. O episódio completo do Arreda pra Cá vai ao ar nesta terça-feira (12), às 17h.rou

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!