Protagonistas de ‘Romeu e Julieta’, gravado em 1968, processam Paramount por cena de nudez exibida no filme

romeu e julieta
Olivia Hussey e Leonard Whiting, então adolescentes quando o filme foi lançado, questionam uma cena de nudez que foi exibida no longa (Paramount/Divulgação)

Os astros do clássico “Romeu e Julieta”, de 1968, entraram com uma ação judicial contra a Paramount alegando exploração sexual por uma cena de nudez. Olivia Hussey e Leonard Whiting, então adolescentes quando o filme foi lançado, questionam uma cena que foi exibida no longa.

Segundo a revista Variety, o processo está em andamento no Tribunal Superior de Santa Monica desde a última sexta-feira (30). Nos autos, os dois atores alegam que o diretor do filme Franco Zeffirelli, que morreu em 2019, lhes garantiu que não haveria nudez no filme e que eles usariam roupas íntimas da cor da pele nas cenas gravadas no quarto.

Nos últimos dias de filmagem, no entanto, o diretor teria implorado para que eles gravassem nus com maquiagem corporal, “ou o filme falharia”. Hussey tinha 15 anos na época e Whiting tinha 16.

Segundo a denúncia, Zeffirelli mostrou a eles onde a câmera seria posicionada e garantiu que nenhuma nudez seria fotografada ou divulgada no filme. Os atores afirmam que o diretor foi desonesto e que foram filmados nus sem saberem. Até o momento, a Paramount não se manifestou sobre o caso.

Indenização bilionária

Os atores de Romeu e Julieta disseram ter sofrido sofrimento emocional desde o lançamento do filme e que também perderam oportunidades de emprego por causa da cena de nudez. Olivia Hussey e Leonard Whiting buscam ganhar no processo uma indenização superior a US$ 500 milhões, valor equivalente a R$ 2,6 bilhões.

“Eles confiavam em Franco. Aos 16, como atores, eles assumiram que ele não violaria a confiança que eles tinham. Franco era amigo deles e, francamente, aos 16 anos, o que eles fazem? Não há opções”, diz Tony Marinozzi, empresário dos dois. 

“Imagens nuas de menores são ilegais e não devem ser exibidas”, disse o advogado de Hussey e Whiting, Solomon Gresen, em entrevista à Variety. “Estas eram crianças muito jovens e ingênuas nos anos 60, que não entendiam o que estava prestes a atingi-las”, acrescentou.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!