Sonda espacial detecta ‘aranhas’ em Marte; entenda

sonda espacial agência europeia aranhas marte
A sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) detectou formações específicas na superfície de Marte, que se parecem inicialmente com aranhas (Divulgação/ESA)

A sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), detectou uma série de formações específicas na superfície de Marte, que se parecem inicialmente com aranhas. A nave não tripulada foi lançada recentemente com o objetivo de explorar o planeta.

De acordo com a agência, as formações semelhantes a aranhas encontradas na região do polo sul de Marte são, na verdade, gelo. Mas com a mudança de clima no planeta vermelho, há uma liberação de gás carbônico, gerando canais que podem ir de 45 metros a um quilômetro de diâmetro.

“Essas características se formam quando a luz do sol da primavera incide sobre camadas de dióxido de carbono depositadas durante os meses escuros de inverno. A luz solar faz com que o gelo de dióxido de carbono na parte inferior da camada aqueça e se transforme em gás, que então se acumula e rompe as placas de gelo sobrejacentes”, explica a ESA.

O gás então é carregado de poeira escura. Ele sobe através de rachaduras no gelo na forma de fontes “altas ou gêiseres” antes de cair novamente e se depositar na superfície, criando manchas escuras.

Todo este processo gera padrões característicos na forma de aranha. Esta imagem está incluída num novo lançamento da Mars Express da ESA , que também destacou estas características enigmáticas na superfície marciana.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!