Tia Má relata episódio de racismo sofrido em supermercado e desabafa: ‘Será que não aprendem?’

tia má racismo
Pelo Twitter, a jornalista conta ter sido ‘perseguida’ pelo segurança de um supermercado localizado em Lauro de Freitas, na Bahia (Reprodução/@tiamaoficial/Instagram)

A jornalista baiana Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, usou suas redes sociais para denunciar um episódio de racismo sofrido por ela nesta segunda-feira (21). Pelo Twitter, a comunicadora conta ter sido “perseguida” pelo segurança de um supermercado localizado em Lauro de Freitas, na Bahia.

“E eu comecei o 21 de março sendo discriminada. Fui ao mercado, e um segurança me seguia, ia atrás de mim, e eu com medo dele tá me assediando, até que me dei conta que era o racismo nosso de cada dia. Estava sendo discriminada por ‘ser suspeita'”, narra Tia Má.

Ela relata ter entrado em desespero com a situação, até que comunicou a abordagem ao gerente do estabelecimento. “Nada precisa ser dito, é o olhar a perseguição. A abordagem é sempre a mesma. Nos seguem e nos olham como marginais em potencial”, acrescenta.

‘Será que não aprendem?’

Ainda na rede social, a jornalista conta que conversou com outros clientes da loja, que disseram ser este o “modus operandi” em caso de “clientes suspeitos”. “Porque colocar um homem para seguir uma mulher nos causa medo. Será que não aprendem? Quando os ‘outros’ roubam dizem que é transtorno, quando a gente apenas chega somos suspeitos”, desabafa.

No Instagram, Tia Má publicou o print de uma mensagem que encaminhou para o perfil oficial do estabelecimento, relatando o ocorrido. “Não adianta dizer que esse é um serviço terceirizado, pois se estão atuando dentro do mercado, representa aquilo que o mercado defende. Após o meu post, já percebi que essa é uma prática constante dentro da loja!”, escreveu a jornalista.

(Reprodução/Instagram)

O BHAZ procurou o supermercado em questão e também o grupo do qual o estabelecimento faz parte, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. Tão logo as empresas se manifestem, este texto será atualizado.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!