Quantas estrelas? Uber agora mostra detalhes das avaliações dos passageiros; saiba como ver a sua

uber
Uber é o principal aplicativo de mobilidade urbana do mundo (Amanda Dias/BHAZ)

Você já se perguntou como sua avaliação é calculada pela Uber? E quantos motoristas te deram cinco estrelas ou até mesmo uma estrela? Pois suas dúvidas chegaram ao fim! É que uma ferramenta lançada nessa quarta-feira (16) pelo aplicativo de corridas revela detalhes das avaliações de motoristas e passageiros.

A novidade pode ser acessada no Centro de Privacidade, que fica na aba “privacidade” no menu de configurações. Por lá, basta deslizar para a direita e clicar na opção “quer ver um resumo do seu uso do app da Uber?”.

Nessa página aparecerão detalhes das suas corridas no aplicativo, inclusive as avaliações dos motoristas. Basta rolar a tela para baixo até a seção e clicar em “ver minhas avaliações”. Por lá, os usuários também podem revisar suas informações de viagens anteriores, detalhes de pagamento, controlar preferências de marketing e muito mais (veja o passo a passo detalhado no fim da matéria).

Aplicativo mostra quantas estrelas o usuário já recebeu (Reprodução/Uber)

Como melhorar a classificação?

Segundo a Uber, a avaliação é calculada a partir da média das últimas viagens. Para que o passageiro consiga melhorar sua nota no aplicativo, a empresa disponibilizou cinco dicas simples e que são um consenso entre os motoristas associados. São elas:

  1. Descarte o lixo adequadamente: antes de descer do carro, se certifique sempre de recolher a sujeira e quaisquer outros pertences com você;
  2. Não esqueça do cinto: estudos mostram que passageiros sem o cinto de segurança no banco de trás podem colocar o motorista em maior risco em caso de acidentes. Portanto, lembre-se sempre de apertar o cinto para sua segurança e a do motorista; 
  3. Esteja pronto: para os motoristas, o ideal é que você já esteja pronto para ir quando ele chegar;
  4. Trate a todos com respeito: os motoristas prezam pelo respeito e boa educação durante as viagens;
  5. Não bata a porta: na opinião dos motoristas, as batidas das portas são uma das principais razões pelas quais eles avaliam mal um passageiro. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de entrar ou sair do carro.

Novidade repercute nas redes

Pelas redes sociais, as informações oferecidas pelas Uber deram o que falar – e deixaram muita gente frustrada. “Odiei esse detalhamento de avaliação da Uber. Gostava mais de pensar que minha média caía porque alguém dava nota 4, não porque deram nota 1”, lamentou um internauta.

“Passado que agora o aplicativo da Uber mostra nossa avaliação de passageiro com o resumo da quantidade de estrelas que recebemos! Dois motoristas me deram 1 estrela!”, disse outra pessoa, enquanto um terceiro questionou: “fiquei chateada que tive duas notas 4. O que eu fiz de errado?”. Veja a repercussão:

Passo a passo

Para conferir os detalhes sobre a sua avaliação, basta seguir os passos:

  1. Após clicar na foto de perfil – no canto superior direito da tela inicial – selecione “Configurações”
  2. Selecione “Privacidade” e depois “Centro de Privacidade”
  3. Deslize o menu que aparece na tela para a direita e selecione “Quer ver um resumo do seu uso do app da Uber?”
  4. Clique em “Avaliações” e, em seguida, selecione “Ver minhas avaliações”
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!