Xuxa critica Mara Maravilha após versão preconceituosa de ‘Ilariê’ e leva invertida

Mara Maravilha e Xuxa
Mara foi criticada por usar o termo ‘débil mental’ em paródia da música (Reprodução/@maramaravilhaoficial + @xuxameneghel/Instagram)

Uma troca de farpas entre Xuxa Meneghel e Mara Maravilha virou assunto nas redes sociais nesta quinta-feira (11). Depois que Mara cantou uma versão da música “Ilariê”, em que usava o termo “débil mental”, Xuxa disse ter “pena” da apresentadora, que não deixou barato e apontou uma “hipocrisia de oportunismo” por parte da rainha dos baixinhos.

Tudo começou quando Mara Maravilha usou o termo capacitista para brincar com a letra da música. “Tá na hora, tá na hora, da lavagem cerebral. Eu ganhei um disco da Xuxa, eu virei um débil mental. Ilari, ilari, ilariê, ô, ô, ô”, cantou a apresentadora.

Mara se tornou alvo de críticas nas redes sociais por usar a expressão “débil mental” no Programa do Ratinho. Logo, a própria Xuxa também se pronunciou. “Quando eu ouvi isso, me coloquei no lugar de uma pessoa com necessidades especiais e te juro que fiquei triste”, comentou.

“Como uma pessoa que trabalhou com crianças fala isso? Por mim, ok, só me dá mais pena dela, mas pelas crianças e pessoas com um grau de intelecto que esteja nessa ‘expressão’ é simplesmente feio. Nem todas as ex-apresentadoras são assim. Por favor, não repassem essa mensagem. O que ela quer é espaço. Não deem a ela”, escreveu Xuxa no Instagram.

Pedido de desculpas

Depois da repercussão negativa, Mara Maravilha resolveu pedir desculpas. “Me perdoem os que se sentiram magoados quando despropositadamente pronunciei ‘débil mental’. Errei. Perdão, perdão, perdão”, publicou a apresentadora.

Ela ressaltou que o trabalho de arte e comunicação vem com responsabilidades e que pessoas públicas podem ser bons ou maus exemplos diariamente.

“Mesmo com a dita liberdade de expressão, concordo que fui infeliz na empolgação do entretenimento… para mim, este momento é de aprendizado, humildade e resiliência para entender o quão este erro pode trazer de ensinamentos para minha e a nossa jornada”, escreveu.

Mara também pediu desculpas a Cid Guerreiro, compositor de “Ilariê”, à própria Xuxa, e aos fãs em comum que as duas compartilham.

Invertida

Mesmo depois do pedido de desculpas, Mara Maravilha fez outra publicação na madrugada desta quinta-feira, alfinetando a rainha dos baixinhos. A apresentadora citou uma parte da crítica publicada por Xuxa para começar: “‘… pena dela… nem todas as ex apresentadoras são assim… o que ela quer é espaço, não dê a ela…'”.

“Pena não amada e sim sororidade! Nem todas as ex apresentadoras são assim; não amada somos humanas em primeiro lugar e erramos, inclusive você já errou?”, continuou, em legenda de publicação que reúne várias fotos das duas juntas.

Mara voltou a citar a acusação de que ela “quer espaço” para rebater a crítica: “Não amada, o que eu quero é não à hipocrisia de oportunismo e PERDÃO dos que sem pretensão magoei… Porque eu amo. Você rainha e eu maravilha e a nossa história, no momento preto e branco”.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!