Oito novos radares começam a operar em BH nesta quarta; saiba onde

Trânsito em BH
Radares foram instalados em áreas com maior número de acidentes (Amanda Dias/BHAZ)

A partir desta quarta-feira (23), entram em operação oito novos equipamentos de fiscalização eletrônica em Belo Horizonte. Os chamados CEV (Controladores Eletrônicos de Velocidade), popularmente conhecidos como radares, foram instalados em áreas da cidade onde há maior número de acidentes de trânsito.

De acordo com a BHTrans (Empresas de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte) o reforço da fiscalização tem o objetivo de oferecer melhores condições de segurança aos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. 

Confira os endereços dos novos radares: 

  • Av. Cristiano Machado, oposto ao nº 4.001 – Sentido Centro/Bairro;
  • Av. Cristiano Machado, esquina com Rua Zaira de Paula – Sentido Bairro/Centro;
  • Av. Dom Pedro I, 2.177 – Sentido Bairro/Centro; 
  • Av. Dom Pedro I, 2.062 – Sentido Centro/Bairro; 
  • Av. Presidente Antônio Carlos, 7.719 – Sentido Bairro/Centro; 
  • Av. Presidente Carlos Luz, oposto ao nº 4.269 – Sentido Centro/Bairro; 
  • Av. Nossa Senhora do Carmo, 1.925 – Sentido Bairro/Centro;
  • Av. Nossa Senhora do Carmo, 1.900 – Sentido Centro/Bairro. 

Todos os locais fiscalizados são sinalizados com placas de regulamentação de velocidade (de 60 km/h) e de “Fiscalização Eletrônica”. Os equipamentos foram verificados e aprovados pelo IPEM/MG (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais).

Os endereços de todos os demais equipamentos de fiscalização eletrônica de Belo Horizonte podem ser consultados  podem ser acessados no site da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Redução de fatalidades

Dados divulgados pela PBH revelam que em 20 anos, entre 1999 e 2019, a frota de veículos licenciados em Belo Horizonte mais que triplicou, passando de pouco mais de 655 mil em 1999 para mais de 2,2 milhões de veículos em  2019.

Em contramão a esse aumento, a taxa de mortalidade (que representa o número de mortes para cada 10 mil veículos), que era de aproximadamente 5,98 em 1999, caiu para 0,47 em 2019. Todos os número referentes à fiscalização eletrônica e os seus resultados também podem ser encontrados no site da prefeitura.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!