Atrium da Liberdade: Praça da Liberdade ganha protagonismo no maior Carnaval da história de Minas 

Atrium da Liberdade: Praça da Liberdade ganha protagonismo no maior carnaval da história de Minas
Numa iniciativa inédita do Governo de Minas, espaço vai receber os foliões com atividades de músicas e dança, camarins, gastronomia e descanso. (Paulo Santos/BHAZ)

Minas Gerais e em especial a capital Belo Horizonte se preparam para receber 10 milhões de pessoas viver o Carnaval da Liberdade, o maior já realizado no Estado. Com expectativa de movimentar R$ 1 bilhão, a festa é uma oportunidade de gerar mais emprego e renda, fortalecendo a economia da criatividade, representada pelos profissionais da cultura e pelos artistas em interação constante também com o trade turístico.  

E dentre as inúmeras ações preparadas para a folia pelo Governo de Minas, a Praça da Liberdade vai ganhar um protagonismo especial. Numa iniciativa inédita da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Fundação Clóvis Salgado (FCS), o local, que é um dos pontos mais icônicos da história e do turismo de Minas vai se transformar no Atrium da Liberdade. O nome faz referência à parte mais importante das antigas casas romanas, uma sala de estar e de reuniões e que significa também um lugar de descanso. Trazendo o conceito para a arquitetura moderna e contemporânea, a Praça da Liberdade vai se transformar nos atuais lounges, locais de convívio e relaxamento. 

Espaço de convívio e inclusão 

Verdadeira sala de estar do Circuito Liberdade, a Praça vai receber os foliões e turistas para inúmeras atividades paralelas ao Carnaval ou simplesmente para descansar. Com todo o cuidado para se preservar o patrimônio, serão instalados no entorno da Praça da Liberdade, em frente aos equipamentos culturais, lounges com redes, pufes e cangas, proporcionando uma área exclusiva para encontros e relaxamento.

Para hidratar e dar maior conforto aos foliões, a Copasa instalará pontos de distribuição de água potável por meio do Pipinha – veículo utilizado para distribuição de água. Completando a estrutura, o espaço será equipado ainda com mesas e cadeiras, guarda-sóis, grama sintética e ventiladores.  

Em parceria com o LuGar de Brincar – academia especializada em atendimento a crianças autistas, com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Hidrocefalia e neurotípicas – o Atrium da Liberdade vai abrigar ainda um espaço de inclusão e acolhimento para que os pequenos possam curtir o Carnaval com toda família, amigos e colegas. No local, serão promovidas atividades de arte, cultura e lazer. 

Atrações culturais e aulas de samba  

Acolhendo o folião nas pausas entre um bloco e outro, o Atrium da Liberdade vai oferecer aulas, oficinas de arte, dicas de customização, espaço para maquiagem, aulas de alongamento e ginástica para relaxamento e descompressão muscular. Os foliões poderão participar ainda de um concurso de fantasias. Os vencedores em categorias como criança, adulto, melhor idade e drag queen serão conhecidos e premiados no último dia da folia. 

Para quem quiser se aprimorar nas performances, passistas de escolas de samba de Belo Horizonte darão aulas, ensinando passos básicos para os novatos e até mesmo passos mais complexos, para quem já é do samba. Os blocos afros também vão ter uma participação especial no Atrium, com oficinas de turbantes, danças, tambores, além de intervenções performáticas e aula show do Mestre Jackson Nunes, que fará uma demonstração emocionante das origens do Carnaval no Brasil, marcada pela ancestralidade de matriz africana.  

O Palácio da Liberdade também fará parte da programação do Carnaval da Liberdade. O equipamento cultural vai receber a exposição No Balancê, Balancê: Figurinos e Adereços. 

Também os animais de estimação terão seu espaço, num desfile e concurso de fantasias. Os jurados serão as crianças e os três primeiros lugares receberão produtos para os pets. 

Comidas energéticas e aulas show de gastronomia 

Para recarregar a energia do corpo, o Atrium da Liberdade vai abrigar um espaço de gastronomia, com food trucks oferecendo aos presentes uma grande variedade de comidas energéticas. Durante todos os dias de evento serão realizadas aulas show, explorando a diversidade da cozinha de Minas Gerais, com um cardápio especial elaborado pelo chef Édson Puiati, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira.

Entre as opções do menu, estão a paella mineira, o feijão tropeiro, a moqueca mineira e o mexido. As aulas show serão realizadas em duas edições por dia, e o público poderá degustar de porções gratuitas, distribuídas entre as 11h e as 15h. 

Segurança e atendimento médico 

Para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões e turistas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros vão atuar de forma estratégica durante o Carnaval, com presença especial no Atrium da Liberdade.  

A Praça da Liberdade também será equipada com atendimento médico constante por meio de postos médicos e ambulâncias.  

O local também vai servir de ponto de informação para orientar sobre os blocos de rua, campanhas de conscientização e entregas de saco de lixo (pessoas e pet).  

O Atrium da Liberdade vai funcionar de 18 de fevereiro (sábado) a 21 de fevereiro (terça-feira), das 9h às 18h na Praça da Liberdade. Mais informações nos sites: minasgerais.com.br; secult.mg.gov.br; e fcs.mg.gov.br.

Atrium da Liberdade: Praça da Liberdade ganha protagonismo no maior Carnaval da história de Minas imagea