Câmara de Vereadores de BH oferece curso que capacita cidadãos para participar da definição dos gastos municipais

Câmara de Vereadores de BH oferece curso que capacita cidadãos para participar da definição dos gastos municipais
A capacitação é gratuita e aberta a cidadãos, entidades da sociedade civil, conselhos municipais e demais interessados. (Reprodução/Envato Elements)

A Câmara Municipal de Belo Horizonte vem desenvolvendo um trabalho constante para aprimorar o exercício pleno da cidadania, visando integrar o legislativo e os cidadãos. Uma dessas políticas de integração, refere-se ao curso de Orçamento Público e Mecanismos de Participação, que é ofertado pela Diretoria do Processo Legislativo, em parceria com a Escola do Legislativo, e voltado ao público externo.

A capacitação é oferecida anualmente, mas esta edição inaugura um novo formato, de curso único, com o objetivo de qualificar a sociedade civil para a participação e o acompanhamento de debates sobre projetos orçamentários – Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei de Orçamento Anual (LOA) -, contribuindo, assim, com a gestão democrática dos recursos públicos.

Uma das facilidades da modalidade autoinstrucional é a possibilidade do aluno gerenciar o desenvolvimento do curso com suas atividades quotidianas. Assim é possível ir no seu ritmo e obter o certificado de participação ao final, respeitados os critérios de acesso da plataforma EAD.

O curso é composto por nove módulos independentes. A capacitação é gratuita e aberta a cidadãos, entidades da sociedade civil, conselhos municipais e demais interessados.

Haverá informações para elucidar dúvidas sobre a natureza e a tramitação das leis orçamentárias na Câmara, de modo a ampliar as possibilidades de participação popular na definição do orçamento de 2023/2024.

A cidadania fiscal, ligada ao direito do cidadão de conhecer e intervir na aplicação dos recursos públicos, também está na pauta das atividades formativas, bem como passos práticos voltados a preparar os interessados para encontrar informações orçamentárias no portal da Prefeitura de BH.

Câmara de Vereadores de BH oferece curso que capacita cidadãos para participar da definição dos gastos municipais inscrição
Clique na imagem acima e se inscreva no curso de Orçamento Público e Mecanismos de Participação.

Fundação Dom Cabral vai desenvolver ferramenta digital para controle do orçamento público

A Câmara Municipal de Belo Horizonte formalizou, nesta segunda-feira (13/3), parceria com a Fundação Dom Cabral para estudo, desenvolvimento e implementação de ferramenta eletrônica que permita o controle do orçamento público municipal. Batizado inicialmente de “BH para você”, o sistema digital deve facilitar a compreensão e a busca de dados sobre recursos e gastos da Prefeitura – de grande complexidade – por parte dos vereadores e da população. A plataforma simples e acessível contribuirá para que as comissões parlamentares temáticas intensifiquem sua função constitucional de fiscalizar o Executivo. A previsão é de que o produto seja entregue em nove meses, em 12 de dezembro, aniversário da cidade.

Uma das tarefas mais importantes da Câmara Municipal é a fiscalização do dinheiro público, mas a forma como as informações são disponibilizadas e a própria natureza dos dados dificultam sua leitura para quem não é especialista, explica o presidente da Casa, Gabriel (sem partido). Realidade que será mudada por meio da parceria que o Legislativo acaba de assinar. “É uma folha só, mas vocês não fazem ideia do que isso vai mudar na vida do cidadão de BH”, anunciou Gabriel.

O presidente explicou que a solução digital a ser desenvolvida pela Fundação Dom Cabral vai favorecer o trabalho das nove comissões permanentes, hoje muito focadas no exercício da função de legislar, o que demanda grande esforço para emitir parecer sobre projetos de lei. “Já reduzimos a quantidade de projetos em tramitação – no início do ano eram 700; com a retirada de boa parte e o ritmo intenso de votação, agora são 200. Com a ferramenta de controle do orçamento, as comissões poderão analisar, por exemplo, quanto se gasta por área e para onde vai o dinheiro. Vamos fazer mais audiências públicas para fiscalizar os gastos, que em 2023 somarão R$ 15 bilhões”, afirmou Gabriel.

Saiba mais sobre esta parceria CLICANDO AQUI.

Conheça outros projetos da Escola do Legislativo

Visite a Câmara

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte implementou o Projeto Visite a Câmara, com o objetivo de promover a conscientização para a cidadania política, desenvolvendo o senso crítico e político dos cidadãos, por meio da oportunidade de aprenderem sobre a função do Poder Legislativo no Estado Democrático de Direito. A atividade consiste em exposição sobre temas relacionados à política, à cidadania, à democracia e aos Três Poderes; o instrutor ministra a palestra presencialmente, na sede da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Rede de Conversa

O projeto “Rede de Conversas” é uma iniciativa da Seção de Formação de Cidadania (Seccid) da Escola do Legislativo (Escleg) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais –TRE-MG, com o objetivo de estabelecer espaços de discussão sobre temas ligados à política, democracia, processo eleitoral e funções do legislativo. É ofertado tanto presencial, nas sedes das escolas, quanto virtual, por plataformas de videoconferência.

Como participar?

Você pode realizar o agendamento enviando um e-mail para:

Formato:

Visite a Câmara: presencial, na sede da CMBH

Rede de Conversa: presencial, na escola solicitante ou virtual

Instrutor/Palestrante/Mediador/Facilitador: Equipe da Seção de Formação de Cidadania.