Lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de requalificar a região central da capital, o Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo” vai trazer para a região mais oportunidades de moradia, trabalho e lazer.
E não para por aí. O Centro de Todo Mundo busca, ainda, melhorar as opções de mobilidade e cultura, com mais segurança, além de trazer desenvolvimento para a região.
Confira abaixo o que prevê o programa Centro de Todo Mundo.
Revitalização da Avenida Bernardo Monteiro e praças
Avenida Bernardo Monteiro: Será feita a revitalização do conjunto histórico e paisagístico, entre Avenida Brasil e Praça Hugo Werneck
Três praças, símbolos da capital, também serão revitalizadas (Praças da Rodoviária e do Papa) ou reformadas (Praça da Estação, com estimativa de iniciar as obras no próximo mês).
O programa Centro de Todo Mundo prevê ainda a reconstituição da Praça da Independência, na Avenida Afonso Pena, entre Rua da Bahia e Rua dos Tamoios.
Sinalização horizontal e vertical
Até agosto, 14,41 Km de vias receberam sinalização horizontal – aquela instalada sobre o pavimento para controle, advertência e orientação ou informação do usuário. As faixas ou marcas são feitas com tinta reflexiva, geralmente nas cores branca e amarela.
Quem passar pelas avenidas Paraná, Santos Dumont, Amazonas, Afonso Pena e Augusto de Lima, entre outras, poderá ver o trabalho implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Revitalização que incluiu a manutenção ou substituição de 655 placas de sinalização vertical, que são aquelas que têm a função de regulamentação, advertência ou indicação.
Abrigos de ônibus
Mais de 1,6 mil ações de limpeza e higienização de abrigos e 75 ações de manutenção, pintura e reparo até agosto de 2023.
Campanhas educativas para pedestres
Praça Sete
Tratamento de calçadas e incremento da iluminação em dois quarteirões Nivelamento de bloquetes, recuperação da proteção de área permeável, reparo de calçada portuguesa na Rua Rio de Janeiro, limpeza dos dispositivos de drenagem da Rua Espírito Santo, recuperação de piso e plantio de Palmeiras Areca.
Manutenção e ampliação de ciclovias
As ciclovias ganharam uma atenção especial no Centro de Todo Mundo. Além da manutenção de duas já existentes (na Rua Padre Belchior, entre avenidas Augusto de Lima e Amazonas e Rua Alvarenga Peixoto, entre ruas Rio de Janeiro e São Paulo), nova ciclovia está sendo construída na Avenida Augusto de Lima, entre Rua Rio Grande do Sul e Av. Barbacena.
Belo Horizonte já conta com 15 estações de bicicleta compartilhadas: além das cinco estações de bicicletas convencionais que já operavam na cidade, no último dia 22 de setembro foram inauguradas 10 novas estações com 100 bikes elétricas.
Faixas exclusivas de ônibus
Para garantir mais agilidade no trânsito para quem usa o transporte coletivo, três faixas exclusivas já foram implantadas:
- Avenida do Contorno, entre Avenida Teresa Cristina e Viaduto da Floresta
- Avenida dos Andradas entre viaduto da Floresta e Alameda Ezequiel Dias
- Avenida Augusto de Lima, entre Rua Rio Grande do Sul e Avenida do Contorno
Segurança
Além do aumento de 90% no efetivo da Guarda Municipal dentro do perímetro do Centro de Todo Mundo, está prevista a implantação de 492 câmeras de vigilância, sendo 359 novas e 133 substituições.