Curso de Gastronomia da Faculdade Arnaldo traz pegada empreendedora e oportunidades de mercado desde o início

FOTO_GASTRONOMIA_Arnaldo
Divulgação/Faculdade Arnaldo

Prática é carro-chefe de qualquer curso de gastronomia. Afinal, como em toda graduação, nada melhor do que aprender fazendo o que se ama, ainda mais quando o assunto é paladar, comida e bebidas. Na Faculdade Arnaldo Janssen, além da boa e “velha” prática na cozinha, o embasamento teórico e, claro, prático do empreendedorismo tem ganhado destaque na matriz do curso.

E isso porque o empreendedorismo é considerado pela faculdade como um dos aspectos mais importantes da gastronomia, já que bons restaurantes e chefs de cozinha nascem dentro de propósitos empreendedores.

“Abordamos o tema empreendedorismo em nossa matriz curricular de forma ampla e transversal, mas também de forma pontual dedicando uma disciplina específica sobre o tema. Além disso, o restaurante escola, o Arnaldo Restaurante, mantém um espaço batizado de empório colaborativo, neste espaço os alunos podem expor e vender produtos desenvolvidos por eles mesmos, gerando renda e iniciando nossos alunos no mundo do empreendedorismo”, afirma Petterson Tonini, coordenador do curso de gastronomia da Faculdade Arnaldo.

curso de gastronomia
O curso de gastronomia da Faculdade Arnaldo tem duração de dois anos, com turmas nos períodos matutino e noturno. (Reprodução/Faculdade Arnaldo)

Deste modo, a ideia da instituição é que os alunos vejam a gastronomia “fora da caixa”, de forma a vislumbrar empreender na profissão. E, como dito por Petterson, o restaurante escola cumpre um papel fundamental na formação do aluno, especialmente com o empório colaborativo, na medida que dedica um espaço para exposição, demonstração e até degustação dos produtos desenvolvidos pelos alunos da Arnaldo. Além disso, é também uma forma de o estudante garantir uma renda antes mesmo de formado, já entendendo e compreendendo o novo mercado.

“O fato de o aluno poder experienciar a elaboração, o desenvolvimento de embalagens, a precificação dos produtos e a aceitação pelo público, o prepara para empreender com foco no desenvolvimento e gestão do produto, garantindo a ele renda extra e, mais do que isto, um olhar de gestor e empreendedor”, explica Petterson Tonini.

Para além da veia empreendedora, a Faculdade Arnaldo oferece laboratórios equipados com o que há de mais moderno e atual em termos de equipamentos, mobiliário e utensílios aos seus alunos, o que garante uma vivência mais realista do funcionamento de uma cozinha de mercado. Ainda, essa integração entre aluno e restaurante escola é crucial também para os momentos de preparação de mercado, como os estágios, ainda que o estudante não deseje empreender.

“O restaurante escola tem um papel fundamental no dia a dia do nosso conceito acadêmico do curso, pois alia teoria e prática de forma real, extrapolando o aprendizado laboratorial, e colocando os alunos em situações corriqueiras do dia a dia de uma cozinha de ponta, com clientes reais, trabalhando contra o relógio e de olho na satisfação do cliente, considerando variáveis impossíveis de serem replicadas em laboratório”, pontua o coordenador do curso de gastronomia da Faculdade Arnaldo.

Na Gastronomia, conforme Petterson Tonini, “o céu é o limite”, e os alunos, após a graduação, estão aptos a empreender em negócios próprios, trabalhar em cozinhas industriais e comerciais, além da possibilidade de atuar como consultor na área gastronômica para empreendimentos que se iniciam.

Com corpo docente formado por professores capacitados, com mestrado e doutorado em formação nacional e internacional, e atuantes no mercado gastronômico de Minas Gerais, o curso de gastronomia da Faculdade Arnaldo tem duração de dois anos, com turmas nos períodos matutino e noturno.

A forma de ingresso pode acontecer por meio do vestibular, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por transferência ou solicitação de novo título. O primeiro passo é se inscrever pelo site da Faculdade Arnaldo CLICANDO AQUI e ficar atento ao seu e-mail.