Dia Mundial da Água: Uso consciente é responsabilidade compartilhada; veja como evitar o desperdício

Dia Mundial da Água Uso consciente é responsabilidade compartilhada; veja como evitar o desperdício
Reprodução/Envato Elements

Todos os dias milhares de pessoas bebem água, tomam banho, limpam a casa e usam água para muitas outras atividades, como um mergulho na piscina, por exemplo. Quase impossível imaginar uma realidade em que o recurso não exista, não é mesmo? Mas, para garantir a conservação dos recursos hídricos e a existência futura deles, é preciso que todos se mobilizem. Afinal, a água, ao contrário do que se pensava antigamente, é um recurso finito no planeta.

Além do tratamento e disponibilização de água em Minas Gerais, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) também atua pela conscientização do uso adequado do recurso por meio de campanhas para a população. No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), Ronaldo Serpa, superintendente da Unidade de Negócios Metropolitana da Copasa, explica se tratar de uma responsabilidade compartilhada fazer a utilização adequada da água.

“A água é um bem finito. Apesar de ser uma empresa de fornecimento de água, é importante disseminar a importância do consumo consciente. Quando temos uma região metropolitana, como a nossa, temos disponibilidade hídrica limitada, e aí temos que buscar água cada vez mais longe”, explica, ressaltando a necessidade de se fazer grandes investimentos e que isso impacta na conta do final do mês.

Além disso, sob os efeitos das mudanças climáticas, têm se registrado momentos atípicos, como as ondas de calor do ano passado, e as altas temperaturas registradas em março deste ano, recordes para o mês segundo a série histórica de mais de 100 anos.

Estes ciclos, adverte Serpa, reforçam a necessidade do uso consciente. “A previsão de temperaturas se baseia na série histórica, mas esses valores têm mudado por causa desses eventos extremos. A gente não sabe o que está por vir, principalmente em ondas de calor mais intenso”.

A lista de o que não se fazer para ter uso consciente da água é extensa. Por exemplo, banhos demorados ou com chuveiros de alta pressão. Mas, Serpa aponta o principal vilão: lavar calçadas e carros com mangueiras. “Às vezes, as pessoas se distraem e é um volume muito grande, e que fazem diferença para o sistema, e podem desequilibrá-lo”, diz Serpa.

Pensando nisso, listamos abaixo sete dicas para você evitar o desperdício de água e contribuir coletivamente.

7 dicas para evitar o desperdício de água

  • Evite tomar ducha de alta pressão

Um banho de 10 minutos com alta pressão pode consumir 300 litros de água, enquanto a meta é de 112 litros por dia

Dia Mundial da Água chuveiro
  • Cubra a piscina

A piscina descoberta pode perder 90% da água em um mês por causa da evaporação

Dia Mundial da Água cobrir piscina
  • Reutilize a água

A água do chuveiro ou da máquina de lavar roupas pode ser usada para a limpeza do terraço, do quintal e para se dar descargas

Dia Mundial da Água reaproveitar agua
  • Corrija vazamento imediatamente

Vazamentos podem gerar um grande desperdício de água, e, claro, impactar na conta no final do mês. É preciso ficar atento a indícios simples, como goteiras e manchas na parede.

  • Desligue a torneira enquanto escova os dentes

O tempo que você para escovar os dentes é suficiente para consumir 12 litros de água caso a torneira esteja aberta

  • Varra o quintal em vez de lavar

O uso da mangueira por 15 minutos para se lavar o piso pode consumir 280 litros de água

  • Ensaboe a louça e depois enxague

Só depois de remover os restos de comida de talhes e pratos é que você deve enxaguar. Além disso, lembre-se de deixar a torneira fechada enquanto ensaboa. O desperdício pode ser de mais de 240 litros