Startup mineira desenvolve ferramenta que ajuda a encontrar novos clientes pelo Facebook

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

O processo de criar e manter um negócio compreende uma série de etapas. E uma delas é a de descobrir qual o perfil dos potenciais compradores daquele produto ou serviço.

De acordo com uma pesquisa de 2016, 62% da população brasileira é ativa nas redes sociais. De olho nisso, uma startup mineira decidiu desenvolver uma ferramenta que, por meio de um algoritmo inteligente, automatiza ações para atingir em cheio esse público.

Chamado Meu Público Alvo (ou MPA), esse serviço promete encontrar as pessoas com a maior propensão de virarem clientes de um negócio, reduzindo esforços e gastos desnecessários.

Facebook

De acordo com uma pesquisa da Statista, um dos bancos de dados estatísticos mais importantes do mundo, o Facebook conta com 2,32 bilhões de usuários em todo o mundo. Desses, 130 milhões de usuários são do Brasil, que só perde para a Índia e os EUA em volume de contas ativas.

O fato de grande parte da população brasileira estar conectada à maior rede social do planeta faz com que o Facebook seja um verdadeiro oceano azul para grandes, médias e pequenas marcas em busca de novos clientes. Mas o algoritmo que determina quais publicações aparecerão no feed as obriga a desembolsar cada vez mais com anúncios e campanhas.

O alcance orgânico de uma publicação no Facebook, ou seja, o número total de pessoas que vão vê-la naturalmente na linha do tempo, alcança de 2% a 6% do número de seguidores. Isso quer dizer que, para uma página com 5 mil curtidas, por exemplo, um único post será visualizado por, no máximo 300 pessoas.

Por meio do pagamento de uma taxa variável, porém, o administrador de uma página pode impulsionar o alcance dos posts para quem, quando e onde quiser. Mas quanto mais fechado for esse cerco e mais pessoas se quiser atingir, maior o preço final.

Para ajudar a criar o patrocínio de uma publicação, o Facebook ajuda a configurar o público ideal para ser impactado. A partir de informações sociais, demográficas e comportamentais, é possível definir o público-alvo exato.

E é aí que entra a Meu Público Alvo (meupublicoalvo.com.br): a plataforma consegue alcançar esse mesmo público sem que o usuário tenha que fazer um anúncio sequer.

Mudanças

Para entender como a MPA funciona, é preciso ir mais a fundo sobre como funciona o próprio Facebook. Em tese, por trás da baixa no alcance de publicações causada pela mudança nos algoritmos (uma pesquisa apontou queda de 42% apenas em um ano), há uma tentativa da rede social de aproximar pessoas, criando um ambiente mais humano e interativo.

Um dos efeitos dessas mudanças foi o crescimento do número de grupos e do número de pessoas ativas neles. Isso porque, em grupos, todos têm fácil acesso a todas as publicações, sem grandes dificuldades.

A Meu Público Alvo age dentro desses grupos, identificando pessoas que mais combinam com o perfil procurado pelo usuário. Grupos agregam pessoas com características e interesses em comum, e essa é a grande vantagem dessa ferramenta.

Meu Público Alvo

Para obter sucesso com o sistema, o usuário precisa realizar as seguintes tarefas:

1- Preparar um novo perfil

É necessário criar um perfil pessoal no Facebook, com todas as informações completas. Depois, entrar em grupos relacionados ao segmento do próprio negócio. Não é recomendado que o usuário utilize o próprio perfil pessoal para rodar a MPA. Isso porque a plataforma realiza ações automatizadas, como enviar solicitações de amizade e mensagens para pessoas até então desconhecidas.

Os grupos devem ter relação direta ou indireta com o produto ou serviço a ser vendido. Por exemplo: se o usuário tem uma loja de roupas femininas, vale entrar em grupos sobre moda, comportamento, estilo de vida etc. É necessário, porém, deixar a aplicação aberta e ativa no computador conectado à internet enquanto o usuário quiser que ela funcione.

2- Iniciar o MPA 

A aplicação é um programa de computador, disponível para Windows e MacOS, a ser baixado e instalado. Depois, a ferramenta deve ser conectada ao perfil criado no Facebook para ativar a automação.

3- Responder as mensagens 

O algoritmo identifica os melhores membros do grupo com base em dados coletados pela inteligência do produto. Assim, eles recebem solicitações de amizade e, se forem aceitas, mensagens de boas-vindas; ambas disparadas de forma automatizada. A probabilidade de eles reagirem positivamente a essas ações é alta por dois motivos:

  1. Elas são feitas por um perfil pessoa, e não uma página empresarial; e
  2. Essas pessoas são engajadas em grupos relacionados ao nicho de mercado.

As mensagens enviadas terão respostas por parte dos possíveis clientes, e é dessa interação que vai depender o sucesso da estratégia.

Vantagens

Na prática, esse serviço representa uma enorme facilidade para os usuários, já que poupa todo o dinheiro e esforço que seriam investidos em campanhas de impulsionamento para conquistar clientes.

Como a aplicação já vem pronta, não é preciso dominar técnicas de programação ou computação. Assim, o usuário tem mais tempo para focar em estratégias de vendas e otimização do próprio negócio.

Henrique Meireles, CMO de uma startup que vende lojas virtuais, conta que usou a ferramenta e obteve bons resultados. “Foram mais de 800 leads em apenas 20 dias de teste. Nenhuma ferramenta que testamos aqui trouxe um resultado tão rápido e consistente”, comemora. A taxa de resposta, segundo ele, foi de 80% nas mensagens enviadas aos possíveis clientes.

Adesão

Como condição especial de pré-lançamento, a Meu Público Alvo está oferecendo um plano vitalício, cujo valor pode ser dividido em até 12x no cartão de crédito.

Ele dá direito a mensagens ilimitadas pelo Messenger e três bônus: um curso sobre como vender online sem investir em anúncios, uma planilha de vendas e um roteiro de vendas. A empresa ainda oferece 30 dias de garantia: se ao final desse período o usuário não estiver satisfeito, ele recebe de volta todo o valor pago.

Além disso, também são oferecidos planos mensal e semestral.

Após o lançamento, a marca pretende lançar também novas funcionalidades, como a edição das mensagens enviadas e a possibilidade de adicionar mais de um perfil ao mesmo tempo. Para quiser saber mais, acesse: meupublicoalvo.com.br/.