Conheça as medidas de acolhimento a mulher oferecidas pelo Governo de Minas

Conheça as medidas de acolhimento a mulher oferecidas pelo Governo de Minas
Para amparar essas mulheres, o Estado de Minas Gerais oferece vários serviços de denúncia, acolhimento e encaminhamentos. (Reprodução/Envato Elements)

Cotidianamente, muitas mulheres passam por inúmeras situações que colocam em risco a integridade e a segurança. Muitas delas enfrentam situações de violência doméstica e precisam conviver, diariamente, com seus agressores, sem conseguir, na maioria das vezes, gritar por socorro. 

Uma rede de proteção é fundamental para garantir o acolhimento e os direitos das mulheres em situação de violência. 

Com ações integradas e por meio de uma rede de apoio, o Governo de Minas trabalha para que mulheres tenham seus direitos respeitados. 

Para amparar essas mulheres, o Estado de Minas Gerais oferece vários serviços de denúncia, acolhimento e encaminhamentos. 

Delegacia Virtual 

A Delegacia Virtual é um canal on-line e seguro para realizar boletins de ocorrência sem sair de casa. Por meio do site é possível solicitar medidas protetivas e denunciar casos de violência psicológica, física ou qualquer outro tipo de conduta que viole direitos. 

As denúncias também podem ser feitas pelo Disque 181 ou pelo Disque 190. Se você souber de alguém que tenha um parceiro abusivo ou presenciar algum caso de violência doméstica, faça sua parte, denuncie

CERNA 

O Centro de Atendimento Risoleta Neves (Cerna), um serviço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), oferece atendimento individual e/ou em grupo para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

O acolhimento busca dar condições à mulher para que ela rompa com a situação de violência vivida, resgate sua autonomia, autodeterminação e autoestima.  

O Cerna oferece atendimento psicológico e jurídico para mulheres, orientação técnica aos municípios de todo o estado, além de produzir materiais de orientação para profissionais que atuam no atendimento a mulheres em situação de violência. 

Casa Abrigo 

As casas-abrigo para mulheres em situação de violência é um dos serviços da política de assistência social. O Estado repassa recursos para os municípios, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e os municípios podem alocá-los para criação e manutenção de equipamentos condizentes com a realidade local. 

Por meio dessa política, o governo de Minas Gerais tem desenvolvido e estimulado políticas de combate à violência contra a mulher, em busca de prestar auxílio necessário às vítimas, atuar na prevenção de casos enquadrados na Lei Maria da Penha e, sobretudo, combater as ocorrências de feminicídio. 

Combater a violência doméstica é responsabilidade de todos!

Todas as mulheres em situação de violência devem procurar serviços públicos para garantir acolhimento, proteção e encaminhamentos. Faça uso de seus direitos!

Canais de denúncias e acolhimento

Disque Denúncia: 181

Ligue 190

Delegacia Virtualdelegaciavirtual.sids.mg.gov.br

Aplicativo MG Mulher – disponível gratuitamente para Android ou iOS

Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (CERNA): (31) 3270-3235 e (31) 3270- 3296

Casa da Mulher Mineira: Avenida Augusto de Lima, 1.845 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG