Programa de Inclusão Digital da PBH garante internet gratuita em 218 vilas e favelas além de mais de 4,6 mil pontos de Wi-Fi pela cidade

29/05/2024 às 14h51
Programa de Inclusão Digital da PBH garante internet gratuita nas vilas e favelas e pontos de wi-fi pela cidade 2
Através do projeto da PBH, 218 vilas e favelas passaram a ter acesso à internet gratuita, com diversos pontos de Wi-Fi pela capital. (Reprodução: Rodrigo Clemente/PBH)

Belo Horizonte é a primeira cidade do Brasil com internet gratuita em todas as vilas e favelas. A conectividade, a capacitação digital e a disponibilização de equipamentos são pilares fundamentais da inclusão digital.

Tendo isso em vista, através de iniciativas da PBH, atualmente 218 vilas e favelas estão conectadas, com diversos pontos de Wi-Fi para acesso gratuito à internet e equipamentos doados para moradores da capital em situação de vulnerabilidade social.

BH garante internet gratuita nas vilas e favelas além de pontos de wi-fi pela cidade
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

O projeto Vila + Conectada alcançou 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais com mais de 2.100 pontos de wi-fi. Ao todo, são mais de 4.600 pontos de Wi-Fi e 3 milhões de acessos nas 9 regionais da cidade.

A Prefeitura também oferece mais de 130 telecentros espalhados pela capital, equipados com laboratórios de informática e acesso gratuito à internet. Esses espaços possibilitam a realização de atividades cotidianas e também oferecem cursos de tecnologia gratuitos fornecidos pela PBH por meio da plataforma EAD. De 2022 a abril de 2024, mais de 13 mil certificados foram emitidos.

Os cursos de Introdução às Novas Tecnologias, Ferramentas para Home Office, Planilha Eletrônica, Programação Web e até mesmo Empreendedorismo Digital, instruem digitalmente o cidadão e o ensinam sobre programação e ferramentas online. Os conteúdos abordados estão entre o nível introdutório e de aprimoramento, para que nenhum aluno se sinta desnivelado.

A Prefeitura, através de equipamentos doados, também disponibiliza notebooks, computadores, smartphones e/ou tablets, para a parcela carente do município. Atualmente, 2,5 mil aparelhos já foram doados com finalidade social. Os interessados que quiserem colaborar com a iniciativa, podem fazer doações para a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).

Os dispositivos passam por um processo de recondicionamento e posteriormente são encaminhados para as pessoas em condição de vulnerabilidade social, de forma que a tecnologia chegue até eles, democratizando esse acesso.

Prefeitura de Belo Horizonte

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ