Poços de Caldas: Romance e águas que curam em Minas Gerais

Reprodução/Site Prefeitura de Poços de Caldas

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

É no sudoeste de Minas Gerais, a 450 km de Belo Horizonte, que fica Poços de Caldas. O município é reconhecido como um dos principais destinos de águas termais do Brasil, fama que vem principalmente desde o começo do século passado. Aliás, a cidade já foi muito visitada por figuras ilustres da nossa história, como Getúlio Vargas, e membros da alta sociedade, que circulavam pelos suntuosos salões do Palace Cassino e do Palace Hotel.

O Palace continua em operação e é um dos melhores hotéis em Poços de Caldas. Fazia parte de um conjunto arquitetônico composto ainda pelas Thermas Antônio Carlos, com todo um requinte inspirado em grandes construções da Europa. Essa beleza da década de 1930 ainda está preservada no Palace Hotel. Um dos destaques é a piscina de águas termais, coberta em um salão com colunas romanas.

Com a proibição dos jogos de azar em 1946, Poços de Caldas investiu em outros perfis de turistas. Hoje, a cidade atrai casais em lua de mel, turistas interessados nos poderes curativos de suas águas e até pessoas que buscam o turismo de aventura. Nas Thermas Antônio Carlos, são oferecidos vários tratamentos com águas sulfurosas, como banhos termais e outras terapias. Aproveite para admirar a beleza dessa monumental construção. Banhos de imersão também acontecem no Balneário Dr. Mário Mourão.

Outro ponto turístico é a Fonte dos Amores, onde há uma pequena queda d’água entre as pedras e uma famosa estátua de mármore de um casal abraçado. Depois, suba até a Serra da São Domingos de teleférico, que sai do centro da cidade. No topo, a mais de 1.600 metros de altura, está o monumento do Cristo Redentor, onde é possível ter uma vista panorâmica para Poços de Caldas.

A Serra também é conhecida como ponto de esportes radicais e de aventura, como trilhas, paraglider, down hill, entre outros. Ali também está a Pedra Balão, outro ponto turístico da cidade. Já no Ribeirão das Antas você pode conhecer a cachoeira Véu das Noivas, formada por três quedas d’água em sequência.