Governo de Minas amplia período de credenciamento das instituições interessadas em ofertar cursos técnicos no Trilhas de Futuro

Trilhas de Futuro amplia período de credenciamento das instituições interessadas em ofertar cursos técnicos
O credenciamento de instituições para a 4ª edição do Programa ocorrerá até o dia 3 de outubro. Governo ofertará 50 mil novas vagas em cursos técnicos em todo o Estado. (Reprodução/Freepik)

O Governo de Minas ampliou o prazo de credenciamento das instituições de ensino para a 4ª edição do Trilhas de Futuro, o programa, que é executado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos.

Agora, as instituições têm até o dia 3 de outubro para formalizar a solicitação de credenciamento via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A retificação do edital pode ser acessada neste link.

Serão ofertadas novas vagas em todas as regiões do estado. O manual de credenciamento com todas as informações sobre as etapas e documentação necessárias está disponível neste link.

Credenciamento

As instituições interessadas deverão apresentar a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos acompanhada da documentação prevista no edital, exclusivamente em meio eletrônico e através de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme orientações disponibilizadas no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG). Ao acessar o site, é necessário clicar no item “Usuário externo”.

Cursos

Para alocação dos estudantes serão priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros e ampliadas as opções de formação para os jovens. Mais detalhes sobre o mapeamento por regiões estão disponibilizados neste link.

Esclarecimentos sobre a adesão ao projeto poderão ser obtidos por meio do e-mail [email protected].

Além disso, mais informações sobre o Trilhas de Futuro podem ser acessadas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Sobre o Trilhas de Futuro

O programa Trilhas de Futuro, do Governo de Minas e executado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está capacitando jovens de todo o estado e abrindo novas oportunidades de emprego em áreas que apresentam escassez de mão de obra qualificada ou fazem parte de um nicho de mercado muito específico.

O programa disponibiliza, em mais de 130 municípios do estado, 82 cursos profissionalizantes, com destaque para os técnicos em enfermagem, segurança do trabalho e radiologia, para o número de matrículas ativas.

Os cursos técnicos escolhidos para fazer parte do programa Trilhas de Futuro são fruto da escuta ativa, junto do setor produtivo e as empresas distribuídas no estado, onde é feito um mapeamento do setor, visando entregar às áreas específicas, mão de obra qualificada, atendendo a necessidade do setor produtivo.

“O Trilhas de Futuro tem uma grande responsabilidade, hoje, na política pública, na formação profissional dos jovens, principalmente porque os prepara para entrar no mercado de trabalho, atendendo as necessidades e as exigências que todo o mercado precisa”, acrescenta a subsecretária Kellen.