Vacina da gripe: Entenda por que tomar todos os anos e veja onde adquirir

Vacina da gripe: Entenda por que tomar todos os anos e veja onde adquirir
Reprodução/São Marcos

O vírus da gripe sofre mutações constantemente e, por isso, as vacinas precisam ser atualizadas anualmente. Com a proximidade da temporada de frio, essa imunização torna-se ainda mais importante.

Atento a isso, o São Marcos – que faz parte da DASA, a maior rede de saúde integrada do Brasil – acaba de iniciar sua campanha de vacinação contra a gripe com uma importante novidade: a vacina a ser aplicada será a quadrivalente, que protege contra os quatro principais sorotipos de vírus da gripe (duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B). A modalidade oferecida na rede pública é a trivalente, que protege contra três sorotipos de vírus da gripe (duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B).

A partir dos 6 meses de vida, todas as pessoas podem receber a aplicação da vacina contra a gripe, que só não é recomendada para quem teve reação alérgica grave a doses anteriores de vacina influenza ou a seus componentes. O imunizante é aplicado em todas as 17 unidades vacinadoras da rede em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Não é necessário agendamento: o serviço é por ordem de chegada.

A vacina também é encontrada na loja virtual do São Marcos, onde o cliente pode pagar a aplicação (inclusive com parcelamento no cartão de crédito) e escolher a unidade onde deseja ser atendido. O São Marcos oferece ainda o serviço de atendimento móvel, que vai ao endereço de preferência do usuário. Mas atenção: quem tomou ou vai tomar a vacina contra a Covid-19 deve manter um intervalo de pelo menos 14 dias entre as aplicações.

São Marcos – Saúde e Medicina Diagnóstica

Com mais de 8 décadas de serviços prestados à saúde da população, o São Marcos possui hoje 57 unidades em Belo Horizonte e região metropolitana. A qualidade do laboratório é atestada por certificações importantes, como o selo PALC (Programa de Acreditação de Laboratório Clínico), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, a certificação ONA e o selo da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIM.