Adolescente de 13 anos está desaparecida há mais de um mês na Grande BH: ‘Não dormimos mais’

geovana
Adolescente fugiu enquanto estava na casa de uma tia (Junio Moreira/Arquivo Pessoal)

A família de Geovana Rodrigues da Silva, 13, vive a angústia de não saber por onde anda a adolescente. Desde o dia 1º novembro ela está desaparecida e, com isso, parentes e amigos buscam respostas sobre o paradeiro dela. A falta de notícias por parte das autoridades é o que vem provocando incômodo. A Polícia Civil, por sua vez, alega que está à disposição para informações.

“Tivemos que acionar o Ministério Público para a Polícia Civil investigar o desaparecimento. Mesmo assim não temos respostas e nem somos atualizados sobre os trabalhos investigativos”, diz Junio Moreira, padrasto de Geovana.

O desaparecimento de Geovana foi noticiado pelo BHAZ no mês passado. A família entrou em contato com a reportagem pedindo ajuda, pois não estão aguentando mais ficar sem informações. “Queremos ajuda para conseguirmos respostas da Polícia Civil. Quando ligamos e perguntamos, não falam nada”.

Desespero

Geovana está desaparecida desde 1º de novembro quando fugiu da casa de uma tia em São Joaquim de Bicas, na Grande BH. De lá pra cá, a vida da família mudou completamente.

“É muito complicado tudo isso que estamos passando. A vida da gente transforma. Não dormimos mais, ficamos alerta 24 horas no celular. É uma situação que não desejo pra ninguém. Pior coisa que já passei na minha vida”, comenta o padrasto que trabalha como caminhoneiro.

Para dificultar ainda mais as tentativas de localização, Geovana sequer está com algum aparelho celular. “Ela saiu de casa apenas com a roupa do corpo e a chave de casa”.

Incertezas

As poucas informações que a família recebem descartam que ela está vivendo nas ruas, “A polícia disse que isso não está acontecendo e que alguém deve ter dado abrigo para a Geovana. A falta de respostas é o que acaba com nós”.

Junio faz um apelo. “Queremos saber se ela está viva. Se estiver na casa de alguma pessoa, entre em contato com nós. Precisamos voltar à nossa vida”, afirma o padrasto da adolescente.

Investigação

O BHAZ procurou a Polícia Civil e foi informado que inquérito foi instaurado para “apurar os fatos”. A instituição esclareceu que o boletim de ocorrências foi registrado assim que os familiares procuraram a unidade policial.

Sobre a investigação, a PCMG “não descarta nenhuma linha investigativa”. “Algumas testemunhas foram ouvidas e as investigações estão a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil, em São Joaquim de Bicas, que está à disposição para quaisquer informações aos familiares”, ressaltou.

A reportagem questionou a Polícia Civil sobre a abertura da investigação após o Ministério Público ter sido acionado, mas não teve a indagação respondida. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Geovana é só ligar para 0800 2828 197 ou 197.

Nota da Polícia Civil

“A Polícia Civil de Minas Gerais informa que ao ser procurada pela família da adolescente desaparecida, de 13 anos, registrou o REDS (boletim de ocorrência) e instaurou o inquérito policial para apurar os fatos. Algumas testemunhas foram ouvidas e as investigações estão a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil, em São Joaquim de Bicas, que está à disposição para quaisquer informações aos familiares. A PCMG esclarece que não descarta nenhuma linha investigativa e solicita que qualquer informação que possa contribuir com a investigação seja repassada pelo número 0800 2828 197 ou pelo 197”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!