[Farsa ou Fato] Toddynho contaminado teria causado a morte de criança?

Divulgação/PepsiCo

Diversas notícias e publicações tomaram conta das redes sociais, nesta segunda-feira (29), denunciando um possível lote contaminado do achocolatado Toddynho, o que, inclusive, teria levado a óbito uma criança em Cuiabá, capital mato-grossense, na última semana.

“Para vc que tem filhos ou que gosta de tomar Todynho cuidado”, alerta uma usuária no Facebook.

“Olá pessoal venho informar a vcs que não dê todynho para seus filhos pois duas crianças chegaram a óbito, o todynho está envenenado”, afirma outra internauta.

Um áudio produzido por uma pessoa próxima aos familiares da criança falecida em Cuiabá, divulgado por meio do aplicativo WhatsApp, também reforça a tese de que a criança veio a óbito devido à ingestão do achocolatado Toddynho. “O filinho dela tomou um toddynho da marca Itambé e começou a passar mal. Ela (a mãe) também tomou dois golinhos e também começou a passar mal”, diz a mensagem divulgada.

Questionada por leitores, a reportagem do Bhaz procurou saber se a preocupação dos consumidores seria procedente.

Conforme apuração, o alvoroço teve início após a Polícia Civil mato-grossense instalar um inquérito, na última semana, para investigar a morte de uma criança de dois anos, após ingerir uma bebida achocolatada da marca Itambé, o Itambezinho.

O fato levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a determinar, nesta segunda-feira (29), a suspensão cautelar do lote 21:18 do produto fabricado pela Itambé Alimentos S/A. A decisão foi publicada na edição Diário Oficial da União (DOM). A empresa que produz a bebida divulgou uma nota afirmando que realizou testes e não constatou contaminação no lote (veja aqui).

Diário Oficial da União (DOM
Diário Oficial da União (DOM)

Ainda conforme constatado pelo Bhaz, usuários do Facebook estariam compartilhando notícias antigas sobre a suspensão de um lote do achocolatado Toddynho, em 2014, que estaria contaminado pela bactéria Bacillus Cereus. Uma dessas reportagens seria do site do médico Drauzio Varella, escrita há dois anos.

No entanto, nenhum caso recente de contaminação nesta marca foi registrado recentemente.

Nesse sentido, a PepsiCo, fabricante do achocolatado Toddynho, reforçou, em nota, que a repercussão sobre contaminação do achocolatado Toddynho se trata de um “boato”, além de afirmar não haver nenhuma relação com o ocorrido em Cuiabá (MT).

“Os boatos de que Toddynho estaria contaminado são completamente inverídicos. A PepsiCo reitera o seu compromisso com a qualidade de seus produtos e com a total transparência na relação com os seus consumidores.”

Diante disso, o Bhaz afirma que a repercussão sobre contaminação e “envenenamento” em lote do achocolatado Toddynho não passa de FARSA.

Anvisa determinou a suspensão das vendas da bebida Itambezinho nesta segunda-feira (Divulgação/Itambé)
Anvisa determinou a suspensão das vendas da bebida Itambezinho nesta segunda-feira (Divulgação/Itambé)

Itambezinho

Sobre o caso envolvendo o Itambezinho, a empresa informou, por nota, que não havia recebido qualquer outra reclamação do mesmo lote. “O referido produto está no mercado há mais de uma década e nunca apresentou qualquer problema correlato. Até o presente momento, não tivemos nenhuma outra reclamação do mesmo lote”, disse a empresa, na última semana, ao Portal G1.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!