TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Inscrições para cadastro escolar na rede estadual 2027 começam nesta terça-feira (20)

20/10/2026 às 13h01 - Atualizado em 20/10/2026 às 13h29
Inscrições do Sucem para o ano letivo de 2027 abrem nesta terça
Inscrições do Sucem para o ano letivo de 2027 abrem nesta terça. (Amanda Dias/BHAZ)

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abre nesta terça-feira (20), a partir das 14h, o período de inscrições do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para o ano letivo de 2027. O cadastro escolar poderá ser feito até o dia 13 de novembro, exclusivamente pelo site.

O cadastramento é destinado a estudantes que querem ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais, mudar de escola ou retornar aos estudos, além daqueles cuja unidade escolar não oferecerá a etapa ou o ano de escolaridade seguinte em 2027. O processo também inclui candidatos a cursos de Educação Profissional da rede estadual, conforme os requisitos estabelecidos.

Além da rede estadual de todo o estado, a iniciativa é realizada em parceria com as secretarias municipais de educação de 768 municípios mineiros. Nesses municípios, o cadastro e o encaminhamento dos estudantes às vagas disponíveis nas redes públicas participantes são unificados, com critérios de prioridade e transparência.

A inscrição não tem custo e deve ser feita pelos pais, responsáveis ou pelo próprio estudante, quando maior de idade. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar uma escola estadual ou municipal participante do processo para receber orientação e apoio no cadastro.

O resultado do encaminhamento será divulgado no dia 15 de dezembro deste ano, no site do Sucem. Depois da consulta, as famílias deverão confirmar a matrícula presencialmente na escola indicada, dentro dos prazos. Na rede municipal, a confirmação começa no dia 16 de dezembro, conforme o cronograma de cada secretaria municipal de educação. Na rede estadual, a matrícula será de 28 de dezembro até o dia 15 de janeiro de 2027.

Como realizar a matrícula?

Para efetivar a matrícula, os pais, responsáveis ou o estudante maior de idade deverão comparecer à unidade escolar indicada com os documentos exigidos pela resolução. Entre eles:

  • Documento de identidade ou certidão de nascimento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar ou declaração de transferência (quando necessário).

Para estudantes de até 10 anos, também está prevista a apresentação do Cartão da Criança ou da Caderneta de Saúde atualizados, mas a ausência desse documento não impede a matrícula.

Quem não comparecer à escola indicada no período previsto perde a garantia da vaga e precisará participar do processo de ocupação das vagas remanescentes.

A renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual foi feita automaticamente e terminou em 15/10.

Cadastro escolar em BH

O cadastro escolar para o ano letivo de 2027 na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte começa nesta terça-feira (20). As inscrições devem ser feitas pela internet até 5 de novembro, por meio do portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O procedimento é destinado exclusivamente a estudantes que residem na capital mineira.

O cadastro é voltado a novos estudantes, pessoas que não frequentam atualmente a rede municipal, famílias que mudaram de endereço e estudantes que interromperam os estudos e desejam retomá-los no próximo ano letivo. Gestantes também devem cadastrar crianças que ainda não nasceram.

A rede municipal oferece vagas para a Educação Infantil, destinada a crianças de 0 a 5 anos; o Ensino Fundamental, para estudantes de 6 a 14 anos; e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada a pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação também oferece Ensino Médio na modalidade EJA, exclusivamente na Escola Municipal Caio Líbano Soares. Nesse caso, podem se inscrever pessoas com 18 anos completos ou mais que ainda não concluíram essa etapa da educação básica.

O resultado do cadastro será divulgado em 3 de dezembro, também pela internet.

Isadora Poeiras

Estudante de jornalismo pela UFMG e estagiária do BHAZ desde agosto de 2026. Atuou na assessoria de imprensa de PBH e na revista Transite da UFMG

Isadora Poeiras

Email: isadora@bhaz.com.br

Estagiária de jornalismo

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ