Suspeitos de matar menino de 11 anos são indiciados; vítima foi atingida em ‘guerra de gangues’

Bicicleta
Criança foi atingida com um disparo nas costas, que passou pelo pescoço (Polícia Civil/Divulgação)

Os quatro homens suspeitos de matar um menino de 11 anos que andava de bicicleta em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram indiciados pela Polícia Civil. A criança foi morta no dia 31 de janeiro deste ano, após levar um tiro e ser arrastada por um carro (relembre aqui). Os envolvidos chegaram atirando em várias direções por causa de uma “guerra de gangues” na região.

Os homens, de 19, 20, 22 e 25 anos, foram indiciados por homicídio consumado e outros seis homicídios tentados, já que uma pessoa foi atingida na nádega durante o crime, e outras cinco foram expostas ao perigo. Os investigados também vão responder por associação criminosa armada e disparo de arma de fogo em via pública.

Disputa do tráfico

No dia do crime, os suspeitos chegaram em dois carros e “passaram atirando”. Nesse momento, a criança de 11 anos andava de bicicleta pela rua quando foi atingida com um disparo nas costas, que passou pelo pescoço. “O segundo carro ainda passou por cima da bicicleta, e essa a criança arrastada pelo veículo, tanto que ela teve escoriações pelo corpo”, detalha o delegado Otávio Luiz de Carvalho.

De acordo com a Polícia Civil, a motivação para o crime seria uma disputa de tráfico de drogas entre criminosos do bairro São Jorge e traficantes do bairro São Salvador, em Betim. “Já havia ocorrido outras vezes, desses traficantes passarem atirando”, completa o delegado da 8ª Delegacia de Homicídios da cidade.

Investigação da PC
Investigação da Polícia Civil ouviu todas as testemunhas do crime (Polícia Civil/Divulgação)

Relembre

A criança de 11 anos foi assassinada no final de janeiro deste ano, enquanto andava de bicicleta pela rua Casemiro de Abreu com outras crianças. De acordo com relato da mãe do menino à Polícia Militar, em determinado momento, dois veículos de cor prata se aproximaram do filho dela e começaram a atirar no garoto. Os autores saíram em velocidade nos carros, mas voltaram rapidamente, desta vez, para dar tiros para o alto.

Quando a PM chegou, o menino estava coberto de sangue e com uma perfuração no pescoço. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu antes de chegar ao hospital. Enquanto os policiais atendiam a ocorrência, foram informados de que um jovem de 25 anos havia dado entrada no mesmo hospital que a criança.

O rapaz, conforme o registro, é uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro São Salvador. Aos militares, ele disse que estava indo para um bar quando foi atingido por disparos de arma de fogo. O jovem alegou que tentou correr, mas não conseguiu, visto que havia sido baleado na nádega direita.

Um dos veículos foi apreendido no dia seguinte pela Polícia Militar. Dentro do carro, os policiais encontraram uma pistola utilizada no crime e cápsulas deflagradas. No momento do assassinato, a região estava movimentada, já que os moradores do local têm costume de conversar na porta de casa. A família da vítima estava tomando cerveja, sentada na calçada.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!