Transmissão da Covid e ocupação de leitos de UTI têm queda em BH

números Covid em queda BH
Dois dos três principais indicadores tiveram queda neste fim de semana (Amanda Dias/BHAZ)

Dois dos três principais indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte registraram queda nesse fim de semana. Apenas o número de leitos de enfermaria destinados ao tratamento da doença teve aumento da última sexta-feira (4) até hoje (7). Os dados são do Boletim Epidemiológico Assistencial divulgado nesta noite pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

A taxa de transmissão caiu de 0,95 para 0,94. Este índice aponta o número médio de transmissão por infectado (Rt). Quando ele fica acima de 1, ele representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa indica quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar.

Já a ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 caiu de 80,5%, nessa sexta-feira, para 75,7%, nesta segunda. Mesmo com a queda, o indicador permanece no nível vermelho e máximo de alerta. Já entre os leitos de enfermaria destinados aos pacientes com a doença, a ocupação era de 61,3% no fim da última semana e hoje está em 62,2%. Com isso, o índice segue em nível amarelo de alerta.

Indicadores da Covid-19 desta segunda-feira (Reprodução/PBH)

Casos confirmados

Ainda segundo o boletim, Belo Horizonte tem 214.493 casos confirmados de Covid-19 e 5.212 mortes em decorrência da doença. Além disso, 7.184 casos estão em acompanhamento e 202.097 pessoas já se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus.

Com uma população de 2.521.564 de pessoas na capital, são 892.718 cidadãos vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 401.219 com a segunda. Isso significa que 43,8% do público alvo receberam a primeira dose, e apenas 19,7% conseguiu garantir a imunização efetiva contra o vírus.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!