Vereador mineiro é preso suspeito de agredir companheira e é liberado após pagar fiança

vereador minas preso violência
Vereador de Carandaí nega as agressões contra a mulher (Câmera Municipal de Carandaí/Divulgação + Amanda Dias/BHAZ)

Um vereador de Carandaí, na região Central de Minas, foi preso em flagrante nessa terça-feira (31) suspeito de agredir a companheira. Felipe Costa Franco Vieira, de 32 anos, foi detido pela PM após vizinhos relatarem barulhos e gritos vindos da casa e foi liberado momentos depois, mediante pagamento de fiança. Ao BHAZ, ele negou as acusações (veja abaixo).

De acordo com o registro policial, era possível ouvir gritos de socorro de uma voz feminina já do lado de fora do prédio onde o casal vive. Conforme relatado aos militares, a briga teria começado após a mulher dizer ao companheiro que queria o término da relação, o que ele não aceitou.

Ainda segundo a polícia, neste momento, Felipe tirou o celular da mão da companheira de forma abrupta, com a justificativa que ele ainda estaria pagando as parcelas do aparelho.

Brigas eram ‘constantes’

Testemunhas contaram aos policiais que as brigas entre os dois eram constantes. No episódio dessa terça, a babá do filho do casal, um bebê de 11 meses, presenciou as agressões e confirmou que as discussões violentas eram recorrentes. Ainda segundo relatos da testemunha à polícia, o o vereador teria agredido a vítima com o golpe “mata-leão”.

Familiares da mulher também estiveram no local e afirmaram à polícia que tentaram retirar a vítima da casa. Foi necessário que os militares intervissem para que o cunhado e o vereador não se agredissem.

Por nota, a Polícia Civil informou que o parlamentar foi preso e liberado após pagamento de fiança (leia abaixo). Ainda segundo a corporação, após o episódio, a mulher formalizou um pedido de medida protetiva contra o vereador.

Já a Câmara Municipal de Carandaí informou que ainda “não tem informação oficial sobre o caso” de agressão e que aguardará para se posicionar.

Vereador nega agressões

Ao BHAZ, o vereador negou as agressões e disse que não tem nenhum histórico de agressão e “jamais agrediria uma mulher”. “Em nenhum momento eu a agredi, foi um desentendimento dentro de uma discussão”, disse o parlamentar, que citou ferimentos que teria sofrido durante desentendimentos recentes com a companheira.

Felipe ainda diz que foi agredido pelo cunhado no dia da briga, e que aguarda resultado de exames clínicos para apresentar denúncia contra o mesmo.

“Estou tentando provar que não sou um monstro, nunca agredi nenhuma mulher. Já tive um relacionamento de 11 anos antes deste, e nunca nem sequer levantei a voz para minha ex-companheira”, disse em nota (leia na íntegra abaixo). O BHAZ tentou contato com a mulher, mas não obteve resposta.

Nota do vereador na íntegra

O ocorrido no ultimo dia 31 de agosto de 2021 me deixou extremamente arrasado devido a forma que se tornou pública. O fato se iniciou por conta de uma discussão sobre um celular que me neguei a entregar a minha companheira.
Porém, de forma alguma a agredi, o que fiz foi segurá-la para tentar evitar que ela pegasse o telefone celular. Isso pode ser comprovado tanto pela narrativa dos fatos dela mesma no Boletim de Ocorrência, quanto nos Exames de Corpo de Delito que foram feitos posteriormente, os quais envio cópia junto com esta nota. O Exame de Corpo de Delito de minha companheira, tem a seguinte conclusão “NÃO APRESENTA LESÃO CORPORAL”.
Já o meu apresenta a seguinte conclusão “PACIENTE APRESENTA LESÃO HIPEREMIADA EM REGIÃO CERVICAL A DIREITA (RECENTE) E LESÃO TIPO ESCORIAÇÃO EM LÁBIO INFERIOR (ANTIGA)
Passei por duas cirurgias no dia 20 de agosto de 2021, sendo uma delas de alta complexidade, 02 (dois) dias após minha cirurgia fui agredido por minha companheira com um soco na boca, por isso no ECD consta que se trata de lesão antiga, sobre a qual não prestei queixa, e jamais revidei. Minha companheira confirma tal agressão em sua narrativa no Boletim de Ocorrência. Neste dia, apenas me defendi tentando segurá-la. E quando vi que estava se tornando sério demais, mesmo recém operado, decidi sair de casa correndo, no que toque, moro no terceiro andar de um prédio.
Em todos os relacionamentos que já tive, inclusive um de 11 (onze) anos antes deste, jamais levantei sequer a voz parar uma mulher, muito menos um dedo. Tenho todos os meios de prova produzidos durante a ocorrência para provar a verdade em minhas palavras, e apesar da separação, tudo está sendo resolvido de forma totalmente pacífica e dentro dos tramites legais.
Algumas declarações inseridas na ocorrência ainda serão esclarecidas por descontentamento pela forma que forma tratadas ambas as partes envolvidas. Por fim, rogo que antes que alguém me julgue ou me condene, aguarde pela apuração futura que trará toda a realidade dos fatos
TEMOS UM FILHO JUNTOS. NÃO AGREDIRIA MULHER ALGUMA NESTE MUNDO, MUITO MENOS A MÃE DO MEU FILHO!

Nota da Polícia Civil na íntegra

O vereador Felipe Costa Franco foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Conselheiro Lafaiete e preso em flagrante, sendo liberado mediante o pagamento de fiança. A vítima fez requerimento de medidas protetivas.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!