Guardas municipais de BH vão viajar nos ônibus em avenidas com maior índice de assaltos

em avenidas com maior índice de assaltos
PBH/Breno Pataro

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inicia na semana que vem a Operação Viagem Segura com intuito de prevenir assaltos a passageiros de ônibus e reverter os índices de criminalidade no transporte público da cidade. A ação terá como foco os horários e principais corredores de tráfego da capital nos quais o registro dessas ocorrências é mais frequente. A gestão municipal ainda não divulgou especificamente em quais linhas a nova estratégia deve ser adotada.

Cerca de 80 guardas municipais participarão da operação, que será promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial e terá caráter preventivo. A partir das 19h, os agentes estarão presentes nos coletivos que circulam pelas avenidas com índices mais elevados de roubos. Os criminosos abordam principalmente passageiros com o intuito de roubar celulares.

Haverá também escoltas em viaturas da Guarda Municipal nesses locais de alta concentração de assaltos. Outra medida adotada será a utilização do sistema de videomonitoramento do Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), bem como das câmeras de circuito fechado de TV existentes no interior de algumas linhas de ônibus.

Essa será a primeira operação especial da Guarda Municipal na nova gestão da PBH. A administração destaca que haverá mudança na forma de atuação do efetivo, que deve ser visto com frequência nas ruas da cidade com o intuito de aumentar a sensação de segurança da população. O órgão pretende atuar em parceria com as polícias Civil e Militar, a BHTrans, e o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SETRA-BH).

Com PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!