Sensação do Carnaval, PPK não sairá em BH neste ano; confira a cidade escolhida

Maick Handder/Bhaz

Um dos mais populares blocos do Carnaval da capital mineira, o Pena de Pavão de Krishna – também conhecido como “PPK” -, terá casa nova em 2017. Neste ano, o cortejo será em Morro Vermelho, distrito da cidade de Caeté, na região Metropolitana de BH, na manhã do próximo domingo (26).

A decisão de levar os foliões pintados de azul para Morro Vermelho foi motivada principalmente para se adequar ao tema proposto para 2017: “Nas águas do Pavão”, que tem como finalidade alertar sobre a crise hídrica e homenagear as bacias que abastecem a Grande BH.

A ideia da temática surgiu tanto como uma forma de homenagem e agradecimento às águas, como também pela sensibilização pelo desastre ambiental que assolou a cidade de Mariana em dezembro de 2015.

No distrito, está localizado o Parque Nacional da Serra do Gandarela, patrimônio natural e manancial de diversos rios, como as bacias dos rios das Velhas, São Francisco, Piracicaba e Doce. A área está severamente degradada pela ação da mineração de ferro.

O “PPK”

Criado em 2013, o Pena de Pavão de Krishna mantém a tradição de sair sempre pelas manhãs do domingo de Carnaval e se baseia em três pilares: a espiritualidade, o afoxé e a Índia.

O bloco é conhecido por formar uma “imensidão azul” por onde passa: os foliões se pintam da cor em referência ao deus indiano Krishna.

Em seu repertório, ao invés de marchinhas carnavalescas, as músicas são nos ritmos afoxé ou ijexa e sendo sempre cantadas como mantras, com o objetivo de se “conectar ao som do universo”.

A cada ano, o cortejo do bloco acontece em um local diferente. Em 2016, o PPK reuniu cerca de 5 mil foliões durante a folia, que saiu do bairro Castanheiras, Zona Leste da capital, até Sabará, cidade da Grande BH. Em 2015, o desfile ocorreu na Pedreira Prado Lopes, localizada na região Noroeste da capital.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!