‘Charanga das Pades’: Bloco com bateria formada por mães inova no Carnaval de BH

Charanga das Pades
Divulgação/Facebook

 

Já passou aperto na hora de procurar um lugar para as crianças curtirem o Carnaval? O bloco Charanga das Padês veio exatamente com a proposta de inovar e colocar os pequenos na folia junto com toda família. Num ambiente divertido, tranquilo e seguro.

E mais: a charanga possui um diferencial! Uma bateria formada somente por mulheres mães. Ao som dos tambores, elas animam toda família e criançada com ritmos tradicionais do Carnaval, além de músicas de personagens conhecidos entre os pequenos.

Com apoio da Belotur, o bloquinho desfila desde 2014 pelas ruas de BH. Neste ano, a Charanga das Padês, composta por 40 mães, levou cerca de 8 mil pessoas para as ruas da Savassi no último domingo (19). Além dos confetes, serpentinas e músicas de Carnaval, as crianças se alegraram com a presença de personagens como “Frozen”.

Charanga das Pades
Divulgação/Instagram @padecendo

O grupo ainda vai se apresentar na próxima segunda-feira (27), no Carnaval Kids Mineirão. Também já tem uma Ressaquinha de Carnaval marcada para o dia 19 de março, no Parque da Barragem Santa Lúcia. Confira a página do evento no Facebook.

 

Ideia

A charanga surgiu dentro do grupo de mães Padecendo no Paraíso com a iniciativa de Ana Andrade e Fernanda Furtado.

Ana Andrade, 41 anos, mãe, relações públicas e integrante do grupo é uma das coordenadoras do bloco. “Quando minha filha tinha dois anos, eu estava em busca de uma forma de curtir o Carnaval com ela. Daí surgiu a ideia de criar um bloquinho de Carnaval infantil em BH”, contou ao Bhaz.

A primeira vez que o bloco saiu nas ruas foi em 2014. “Tivemos apenas 30 dias para ensaiar com as mães, cadastrar na Belotur e definir o local do desfile. Logo de início foi maior sucesso, tivemos cerca de 3 mil pessoas na rua”, relembrou Ana.

Nos anos seguintes, os ensaios passaram a acontecer com meses de antecedência. “Neste ano, desde abril estamos ensaiando todos os sábados. É um momento de unidade e diversão entre as mulheres que, além de mães, são advogada, médicas, donas de casa, entre outras funções”, comentou.

Pelo fato de ser um bloquinho infantil, a preocupação com o local e horário é essencial. O grupo sempre escolhe as manhãs de domingo para desfilar, a partir das 10h. Além disso, o local da farra é um quarteirão fechado com apoio de policias e ambulâncias, para casos de emergência.

O bloco além de tocar os sucessos infantis, também agrada os papais e as mamães. As tradicionais marchinhas de Carnaval e músicas mais antigas, completam a folia da Charanga.

Padecendo no Paraíso

Padecendo no Paraíso é um grupo fechado de mães que visa o empoderamento feminino, trabalhando a sororidade entre mães reais e imperfeitas que estão em busca do melhor para seus filhos. Para aquelas que não querem se esquecer que, antes de serem mães, são mulheres.

Formado atualmente por 7 mil membros, o grupo é exclusivo para mães. A lista de espera conta com mais mil pessoas, que serão inseridas quando surgirem vagas, em um contexto de engajamento e troca de experiências.

Além da Charanga, esse grupo de mães realiza ações sociais e ajuda umas as outras a passar pelas fases da maternidade. Você pode acompanhar a iniciativa através do Facebook, Blog ou Instagram.

Repercussão

A charanga já faz maior sucesso entre as famílias belo-horizontinas. Nas redes sociais, é possível ver que o grupo caiu no gosto do público alvo. Carolina Oliva, psicóloga e  blogueira do “Carol Oliva” aproveitou a festa e fez um registro através de um “Daily Vlog”. Dá só uma conferida:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!