‘Vendaval da madrugada’ assusta moradores de BH; frio chegou com tudo

Yuran Khan/BHAZ

A madrugada desta segunda-feira (3) foi marcada pela ocorrência de fortes ventos em Belo Horizonte e na região metropolitana. Moradores de diferentes bairros da capital relatam ter se assustado com portas e janelas batendo. E nesta manhã não foi diferente. Segundo a Defesa Civil Municipal, a regional Oeste registrou rajadas de vento de 79 km/h. Na Savassi, ruas e avenidas amanheceram cheias de folha. Em alguns pontos, galhos de árvores caíram.

A forte ventania registrada nas últimas 12h ainda fez a sensação térmica diminuir em BH. Segundo o Instituto Tempo Clima Puc Minas, a impressão era semelhante a -5ºC. E a previsão é de que as temperaturas continuem baixas ao longo da semana. Nesta segunda, termômetros devem variar entre 8ºC e  18ºC. A maior mínima dos próximos dias fica na casa dos 12ºC.

A ventania e as baixas temperaturas são resultado de uma massa de ar frio que atua sobre o Estado nos últimos dias. No sábado (1º), a Defesa Civil emitiu um alerta para a condição válido até às 8h de quarta-feira (5). Veja algumas das recomendações para o período:

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!