Frio de julho deste ano foi 30% maior que a média histórica para o mês

Temperaturas mais baixas deverão perdurar ainda por toda a semana

O mês de julho terminou ontem (31) e bateu recordes de frio. Além da menor temperatura registrada em Belo Horizonte em 42 anos, 6,1ºC, no dia 4 de julho, também a média da mínima este ano ficou abaixo da média histórica para o mês. “Pode-se afirmar que essa parte do inverno, o mês de julho, foi mais rigorosa que a do ano passado. A média histórica do mês é de mínima de 13,1ºC e a deste ano ficou em 10ºC. Em 2016, ficou em 11ºC”, comenta Heriberto dos Anjos, meteorologista do TempoClima, da PUC Minas.

A sensação de frio também pode aumentar em consequência das rajadas de vento, que têm uma influência direta sobre a temperatura e a sensação térmica. Nos primeiros dias de julho, a sensação térmica foi baixa. Dia 1º, foi de 7ºC; dia 2, chegou a 0ºC; dia 3, a -6ºC; e dia 4, a -9ºC.

Mesmo com o tempo estável durante a semana, as temperaturas ainda podem cair no decorrer dos dias. “Não podemos ainda afirmar que as temperaturas se estabilizaram. É possível ainda uma leve queda”, comenta Heriberto dos Anjos.

A tendência durante esta semana é de tempo estável. A mínima prevista para esta quarta-feira (2) é de 11ºC e a máxima não passa dos 23ºC. A umidade relativa do ar será baixa, com 30% apenas. Com isso, a hidratação é ainda mais importante.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!